CULTURA CORPORAL DO MOVIMENTO: CINCO CANTIGAS DE RODA PARA ALUNOS SURDOS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUFFpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFERREIRA, Alessandra Teles Sirvinskas-
Autor(es): dc.contributor.authorBraz, Ruth Maria Mariani-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-05T12:06:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-05T12:06:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://cmpdi.sites.uff.br/wp-content/uploads/sites/186/2018/08/ALESSANDRA-TELES-SIRVINSKAS-FERREIRA.pdf-
identificador: dc.identifier.otherCultura corporal do movimento: cinco cantigas de roda para alunos surdospt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/575025-
Resumo: dc.description.abstractPara que a inclusão ocorra, é preciso uma abordagem diferenciada e adaptada. Fazemse necessárias estratégias e materiais didáticos diversificados que contribuam para promover aprendizagens eficientes e motivadoras; por isso este trabalho tem como objetivo produzir material didático audiovisual de cinco cantigas de roda bilíngue. Para atingirmos este objetivo, usamos a metodologia da pesquisa qualitativa crítica dividimos em etapas a metodologia de acordo com os objetivos específicos: primeiro a realização da pesquisa bibliográfica, entrevistas e produção, confecção do produto final bem como sua divulgação no canal do YouTube e no Facebook. A pesquisa foi realizada junto aos alunos da Educação Infantil do INES na faixa etária de 4 a 5 anos. Temos como resultado do referencial bibliográfico que as cantigas de roda apresentam papel significativo no desenvolvimento expressivo e motor das crianças, por isso mesmo os alunos surdos devem também ter acesso a este acervo cultural tão relevante em sua formação, além de permitir maior inclusão tanto no ambiente escolar, com a informação completa daquilo que é ensinado como no ambiente social ou familiar, que, em sua maioria, é composto por ouvintes com livre acesso a esse acervo cultural. As cantigas de roda refletem tensões sociais, entre conservação e transformação, resistências e preconceitos, fazem referência à dinâmica cultural da própria sociedade. Como resultado da aplicação observou-se a atratividade que os vídeos em Libras provocam nos alunos da educação infantil, apenas corroborando o relato de pesquisas sobre a importância e eficácia dos recursos visuais contextualizados na educação de surdos. Assim, concluímos que a produção de vídeos como material didático para o ensino de cantigas de roda para surdos é uma ferramenta que auxilia na aprendizagem. Espera-se que este material, que está disponível e é de livre acesso para todos os interessados, possa auxiliar a outros colegas da Educação Física e aos alunos para que aprendam os movimentos, desenvolvam o ritmo e a expressão facial, bem como demonstrem compreender o que está sendo cantado.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,76MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype.pdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Físicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFolclorept_BR
Palavras-chave: dc.subjectProdução de Material.pt_BR
Título: dc.titleCULTURA CORPORAL DO MOVIMENTO: CINCO CANTIGAS DE RODA PARA ALUNOS SURDOSpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Diversidade e Inclusão - CMPDIpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDefesa de Dissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons