Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UFF | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | FERREIRA, Alessandra Teles Sirvinskas | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Braz, Ruth Maria Mariani | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-09-05T12:06:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-09-05T12:06:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://cmpdi.sites.uff.br/wp-content/uploads/sites/186/2018/08/ALESSANDRA-TELES-SIRVINSKAS-FERREIRA.pdf | - |
identificador: dc.identifier.other | Cultura corporal do movimento: cinco cantigas de roda para alunos surdos | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/575025 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Para que a inclusão ocorra, é preciso uma abordagem diferenciada e adaptada. Fazemse necessárias estratégias e materiais didáticos diversificados que contribuam para promover aprendizagens eficientes e motivadoras; por isso este trabalho tem como objetivo produzir material didático audiovisual de cinco cantigas de roda bilíngue. Para atingirmos este objetivo, usamos a metodologia da pesquisa qualitativa crítica dividimos em etapas a metodologia de acordo com os objetivos específicos: primeiro a realização da pesquisa bibliográfica, entrevistas e produção, confecção do produto final bem como sua divulgação no canal do YouTube e no Facebook. A pesquisa foi realizada junto aos alunos da Educação Infantil do INES na faixa etária de 4 a 5 anos. Temos como resultado do referencial bibliográfico que as cantigas de roda apresentam papel significativo no desenvolvimento expressivo e motor das crianças, por isso mesmo os alunos surdos devem também ter acesso a este acervo cultural tão relevante em sua formação, além de permitir maior inclusão tanto no ambiente escolar, com a informação completa daquilo que é ensinado como no ambiente social ou familiar, que, em sua maioria, é composto por ouvintes com livre acesso a esse acervo cultural. As cantigas de roda refletem tensões sociais, entre conservação e transformação, resistências e preconceitos, fazem referência à dinâmica cultural da própria sociedade. Como resultado da aplicação observou-se a atratividade que os vídeos em Libras provocam nos alunos da educação infantil, apenas corroborando o relato de pesquisas sobre a importância e eficácia dos recursos visuais contextualizados na educação de surdos. Assim, concluímos que a produção de vídeos como material didático para o ensino de cantigas de roda para surdos é uma ferramenta que auxilia na aprendizagem. Espera-se que este material, que está disponível e é de livre acesso para todos os interessados, possa auxiliar a outros colegas da Educação Física e aos alunos para que aprendam os movimentos, desenvolvam o ritmo e a expressão facial, bem como demonstrem compreender o que está sendo cantado. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,76MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Física | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Folclore | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Produção de Material. | pt_BR |
Título: dc.title | CULTURA CORPORAL DO MOVIMENTO: CINCO CANTIGAS DE RODA PARA ALUNOS SURDOS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão - CMPDI | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Defesa de Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons