Catálogo online: aplicativos para melhoria da aprendizagem do sujeito com autismo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Fluminensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRodrigues, Jianete-
Autor(es): dc.contributor.authorMariani Braz, Ruth Maria-
Autor(es): dc.contributor.authorNegrão, Diana-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-05T10:12:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-05T10:12:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-05-
identificador: dc.identifier.otherCatálogo online: aplicativos para melhoria da aprendizagem do sujeito com autismopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/575024-
Resumo: dc.description.abstractO entendimento do que é o Autismo vem mudando ao longo de décadas, passando a ser entendido com um transtorno de um espectro de sintomas. Sua origem é grega “autos” e significa “Por Si mesmo” esse termo por muito tempo foi usado por psiquiatras para denominar comportamentos centralizados em si mesmos, voltados para si. A importância deste catálogo se dá na busca de minimizar as dificuldades encontradas por familiares e educadores de referenciais que atendam às necessidades das pessoas com transtornos do espectro do autismo em um mesmo local. O presente trabalho buscou, através do catálogo de aplicativos, disponibilizá-lo, no intuito de informar e auxiliar no acesso à informação de diferentes ferramentas pedagógicas no trabalho com pessoas que tenham o Transtorno do espectro Autista (TEA). Como uma metodologia usamos uma abordagem qualitativa, por meio de investigação bibliográfica e através da análise dos conteúdos. Nosso critério de inclusão foi selecionar os materiais que estejam gratuitamente disponíveis já existentes na área, visando apontar as melhores opções para complemento da prática pedagógica. Como resultado obtivemos 100 amostras dos aplicativos existentes, catalogados para compor este e-book. Nesta pesquisa quisemos deixar claro que os aplicativos não substituem a intervenção dos profissionais que trabalham com os TEA, pois estas crianças necessitam de estímulos externos e os aplicativos apenas complementam estas ações. Conclui-se que o produto tem grande relevância na melhoria da aprendizagem destas e este trabalho será estará sempre inacabado, pois a cada dia que passa novos aplicativos vão sendo criados. Inclusão então é uma forma de pensar, agir e reagir em prol de todos e com todos. O acolhimento à diversidade tem que ser a nossa metapt_BR
Tamanho: dc.format.extent6,89 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectTEApt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia Assistivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAplicativos de ensinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAcessibilidadept_BR
Título: dc.titleCatálogo online: aplicativos para melhoria da aprendizagem do sujeito com autismopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Diversidade e Inclusãopt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineParte da Dissertação do mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons