Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Rodrigues, Jianete | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Mariani Braz, Ruth Maria | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Negrão, Diana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-09-05T10:12:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-09-05T10:12:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-05 | - |
identificador: dc.identifier.other | Catálogo online: aplicativos para melhoria da aprendizagem do sujeito com autismo | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/575024 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O entendimento do que é o Autismo vem mudando ao longo de décadas, passando a ser entendido com um transtorno de um espectro de sintomas. Sua origem é grega “autos” e significa “Por Si mesmo” esse termo por muito tempo foi usado por psiquiatras para denominar comportamentos centralizados em si mesmos, voltados para si. A importância deste catálogo se dá na busca de minimizar as dificuldades encontradas por familiares e educadores de referenciais que atendam às necessidades das pessoas com transtornos do espectro do autismo em um mesmo local. O presente trabalho buscou, através do catálogo de aplicativos, disponibilizá-lo, no intuito de informar e auxiliar no acesso à informação de diferentes ferramentas pedagógicas no trabalho com pessoas que tenham o Transtorno do espectro Autista (TEA). Como uma metodologia usamos uma abordagem qualitativa, por meio de investigação bibliográfica e através da análise dos conteúdos. Nosso critério de inclusão foi selecionar os materiais que estejam gratuitamente disponíveis já existentes na área, visando apontar as melhores opções para complemento da prática pedagógica. Como resultado obtivemos 100 amostras dos aplicativos existentes, catalogados para compor este e-book. Nesta pesquisa quisemos deixar claro que os aplicativos não substituem a intervenção dos profissionais que trabalham com os TEA, pois estas crianças necessitam de estímulos externos e os aplicativos apenas complementam estas ações. Conclui-se que o produto tem grande relevância na melhoria da aprendizagem destas e este trabalho será estará sempre inacabado, pois a cada dia que passa novos aplicativos vão sendo criados. Inclusão então é uma forma de pensar, agir e reagir em prol de todos e com todos. O acolhimento à diversidade tem que ser a nossa meta | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 6,89 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | TEA | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia Assistiva | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aplicativos de ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Acessibilidade | pt_BR |
Título: dc.title | Catálogo online: aplicativos para melhoria da aprendizagem do sujeito com autismo | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Parte da Dissertação do mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
versãofinalebookjianete.pdf | 7,06 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/575024/2/versãofinalebookjianete.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons