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Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Goiás | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SANTOS, LUCIENE GUERRA DOS | - |
Autor(es): dc.contributor.author | MESQUITA, DEISE NANCI DE CASTRO | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-09-04T18:12:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-09-04T18:12:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-07-18 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://drive.google.com/file/d/1i6XnECO17--GJrZAgDnoGksffc1kfPb7/view?usp=sharing | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/574991 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Neste estudo discute-se o papel do professor de apoio itinerante em uma Escola Regular da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino, no município de Buriti Alegre-GO. Tem-se por objetivo ajudar os alunos nas atividades diárias evitando atendimentos fragmentados, bem como evidenciar os caminhos para superar os entraves e obter possibilidades de avanços na itinerância. Para tanto, levou-se em conta o pressuposto prescrito e vivido na atuação desse profissional da Educação Inclusiva. Os resultados apresentados basearam-se em reflexões de um Grupo de Estudo (GT – Buriti) realizado ao longo de dez encontros, no segundo semestre de 2016, a fim de observar a prática profissional do professor de apoio itinerante. Tomou-se por fundamento referenciais teóricos de autores, tais como: Maria Tereza Égler Mantoan, Ivani Catarina Arantes Fazenda, Francisco Imbernón, Magda Soares, Enicéia Gonçalves Mendes e outros. Esse GT foi composto por dois professores de apoio itinerante, um professor de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e a pesquisadora (professora de apoio itinerante e regente). Partindo das vivências de cada sujeito da pesquisa foram apresentadas e elaboradas atividades com vistas aos seguintes propósitos: analisar as referidas vivências buscando alternativas e ações educacionais que auxiliem o desvelamento das dificuldades enfrentadas pela itinerância; possibilidades de avanço na relação entre professor de apoio itinerante, professor regente e aluno, na escolarização básica inclusiva. Para investigar problemas relacionados a questionamentos suscitados sobre a atuação do professor de apoio itinerante na educação, foram utilizadas como estratégias metodológicas a pesquisa-ação, a revisão bibliográfica, bem como uma entrevista semiestruturada com o intuito de traçar o perfil dos participantes e realizar sondagem inicial da perspectiva de cada um na função desempenhada. A pesquisa indica a seguinte conclusão: apesar dos obstáculos presentes num atendimento fragmentado, é possível chegar a soluções mais eficientes com melhor análise do cotidiano, tendo em vista a parceria e uma formação teórico/prática. Entende-se que, se cada professor ciente de seu papel, numa busca solidária que atenda a necessidade de todos, ampliando conhecimentos para melhorar a sua atuação, tem-se possibilidades de êxito em toda a instituição. Assim, auxiliar os alunos e os professores no contexto escolar requer a discussão de melhores condições para a realização do serviço de apoio itinerante. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Itinerância | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Parceria | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
Título: dc.title | CADERNO DE APOIO AO PROFESSOR ITINERANTE | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
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