CADERNO DE APOIO AO PROFESSOR ITINERANTE

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Goiáspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSANTOS, LUCIENE GUERRA DOS-
Autor(es): dc.contributor.authorMESQUITA, DEISE NANCI DE CASTRO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-04T18:12:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-04T18:12:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-07-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://drive.google.com/file/d/1i6XnECO17--GJrZAgDnoGksffc1kfPb7/view?usp=sharing-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/574991-
Resumo: dc.description.abstractNeste estudo discute-se o papel do professor de apoio itinerante em uma Escola Regular da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino, no município de Buriti Alegre-GO. Tem-se por objetivo ajudar os alunos nas atividades diárias evitando atendimentos fragmentados, bem como evidenciar os caminhos para superar os entraves e obter possibilidades de avanços na itinerância. Para tanto, levou-se em conta o pressuposto prescrito e vivido na atuação desse profissional da Educação Inclusiva. Os resultados apresentados basearam-se em reflexões de um Grupo de Estudo (GT – Buriti) realizado ao longo de dez encontros, no segundo semestre de 2016, a fim de observar a prática profissional do professor de apoio itinerante. Tomou-se por fundamento referenciais teóricos de autores, tais como: Maria Tereza Égler Mantoan, Ivani Catarina Arantes Fazenda, Francisco Imbernón, Magda Soares, Enicéia Gonçalves Mendes e outros. Esse GT foi composto por dois professores de apoio itinerante, um professor de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e a pesquisadora (professora de apoio itinerante e regente). Partindo das vivências de cada sujeito da pesquisa foram apresentadas e elaboradas atividades com vistas aos seguintes propósitos: analisar as referidas vivências buscando alternativas e ações educacionais que auxiliem o desvelamento das dificuldades enfrentadas pela itinerância; possibilidades de avanço na relação entre professor de apoio itinerante, professor regente e aluno, na escolarização básica inclusiva. Para investigar problemas relacionados a questionamentos suscitados sobre a atuação do professor de apoio itinerante na educação, foram utilizadas como estratégias metodológicas a pesquisa-ação, a revisão bibliográfica, bem como uma entrevista semiestruturada com o intuito de traçar o perfil dos participantes e realizar sondagem inicial da perspectiva de cada um na função desempenhada. A pesquisa indica a seguinte conclusão: apesar dos obstáculos presentes num atendimento fragmentado, é possível chegar a soluções mais eficientes com melhor análise do cotidiano, tendo em vista a parceria e uma formação teórico/prática. Entende-se que, se cada professor ciente de seu papel, numa busca solidária que atenda a necessidade de todos, ampliando conhecimentos para melhorar a sua atuação, tem-se possibilidades de êxito em toda a instituição. Assim, auxiliar os alunos e os professores no contexto escolar requer a discussão de melhores condições para a realização do serviço de apoio itinerante.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectItinerânciapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectParceriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
Título: dc.titleCADERNO DE APOIO AO PROFESSOR ITINERANTEpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
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