TRABALHANDO AS NARRATIVAS CURTAS, NUMA PERSPECTIVA INTERACIONAL E FUNCIONALISTA DE LINGUAGEM

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Goiáspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOLIVEIRA, JULIANA SILVA ALVES-
Autor(es): dc.contributor.authorMOURA, ELISANDRA FILLETTI-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-04T17:47:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-04T17:47:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-12-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://drive.google.com/file/d/1PplM9zPollhMzBO4dq71YZ45xp1tYxmV/view?usp=sharing-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/574987-
Resumo: dc.description.abstractNessa dissertação, foi proposta a investigação por meio de pesquisa-ação para confirmar se a leitura do gênero conto contribui para a formação dos leitores em turma de primeiro ano do Ensino Fundamental. Essa pesquisa está pautada numa perspectiva interacional de linguagem, em que o ensino da Língua Portuguesa na escola deve partir dos contextos de uso e da interação para serem trabalhados com os alunos, opondo-se ao ensino de língua baseado apenas na gramática tradicional, a fim de obter melhores resultados na formação dos leitores em processo de letramento e letramento literário. A pesquisa foi realizada em turma de primeiro ano, série escolhida por ser o primeiro contato formal da criança com o processo de alfabetização. Os fundamentos teóricos da pesquisa percorreram os autores que contemplam a perspectiva interacional de linguagem, que tratam da importância do gênero discursivo na escola, do surgimento da literatura infantil e sua importante relação com a escola. Os conceitos de alfabetização, letramento e letramento literário também foram abordados nessa pesquisa. A alfabetização, por ser o contexto da turma pesquisada, que está aprendendo o cóódigo linguístico; o letramento, por ser a promoção da linguagem, que cria sentido para as práticas sociais dos sujeitos; e o letramento literário, por ser considerado a construção dos sentidos que possibilitam a humanização dos sujeitos. Para o desenvolvimento dos produtos educacionais dessa pesquisa, I sequência didática e II minicurso para professores, foram desenvolvidas nessa pesquisa as características do conto, sua relação com a infância e escola e o seu caráter estético. O objetivo da pesquisa e dos produtos educacionais é contribuir para a formação desse leitor da série inicial e para as práticas dos professores que queiram trabalhar a linguagem, por meio da literatura infantil e dos contos, numa perspectiva interacional.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFormação de leitores. Letramento literário. Leitura de Contospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLetramento literáriopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLeitura de Contospt_BR
Título: dc.titleTRABALHANDO AS NARRATIVAS CURTAS, NUMA PERSPECTIVA INTERACIONAL E FUNCIONALISTA DE LINGUAGEMpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typecursopt_BR
Aparece nas coleções:Ensino

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons