Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Goiás | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | OLIVEIRA, JULIANA SILVA ALVES | - |
Autor(es): dc.contributor.author | MOURA, ELISANDRA FILLETTI | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-09-04T17:47:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-09-04T17:47:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-12-18 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://drive.google.com/file/d/1PplM9zPollhMzBO4dq71YZ45xp1tYxmV/view?usp=sharing | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/574987 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Nessa dissertação, foi proposta a investigação por meio de pesquisa-ação para confirmar se a leitura do gênero conto contribui para a formação dos leitores em turma de primeiro ano do Ensino Fundamental. Essa pesquisa está pautada numa perspectiva interacional de linguagem, em que o ensino da Língua Portuguesa na escola deve partir dos contextos de uso e da interação para serem trabalhados com os alunos, opondo-se ao ensino de língua baseado apenas na gramática tradicional, a fim de obter melhores resultados na formação dos leitores em processo de letramento e letramento literário. A pesquisa foi realizada em turma de primeiro ano, série escolhida por ser o primeiro contato formal da criança com o processo de alfabetização. Os fundamentos teóricos da pesquisa percorreram os autores que contemplam a perspectiva interacional de linguagem, que tratam da importância do gênero discursivo na escola, do surgimento da literatura infantil e sua importante relação com a escola. Os conceitos de alfabetização, letramento e letramento literário também foram abordados nessa pesquisa. A alfabetização, por ser o contexto da turma pesquisada, que está aprendendo o cóódigo linguístico; o letramento, por ser a promoção da linguagem, que cria sentido para as práticas sociais dos sujeitos; e o letramento literário, por ser considerado a construção dos sentidos que possibilitam a humanização dos sujeitos. Para o desenvolvimento dos produtos educacionais dessa pesquisa, I sequência didática e II minicurso para professores, foram desenvolvidas nessa pesquisa as características do conto, sua relação com a infância e escola e o seu caráter estético. O objetivo da pesquisa e dos produtos educacionais é contribuir para a formação desse leitor da série inicial e para as práticas dos professores que queiram trabalhar a linguagem, por meio da literatura infantil e dos contos, numa perspectiva interacional. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de leitores. Letramento literário. Leitura de Contos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento literário | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura de Contos | pt_BR |
Título: dc.title | TRABALHANDO AS NARRATIVAS CURTAS, NUMA PERSPECTIVA INTERACIONAL E FUNCIONALISTA DE LINGUAGEM | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons