Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Goiás | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | CAUPER, DAYSE ALISSON CAMARA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, ALCIR HORÁCIO DA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-09-04T17:40:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-09-04T17:40:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-07-21 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://drive.google.com/file/d/11Ka_QgFcDFUyIM6ytfngioAWLU85NNep/view?usp=sharing | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/574986 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A investigação aqui apresentada tem como objeto de estudo o ensino do esporte Orientação nas aulas de Educação Física do ensino médio. O problema de pesquisa consiste em identificar quais as possibilidades e os limites para o ensino dessa prática corporal de aventura na Educação Física escolar à luz da metodologia críticosuperadora. O objetivo geral é desenvolver uma sequência didático-pedagógica para o ensino do esporte Orientação, que contribua para a ampliação dos conhecimentos e possibilidades de aprendizagem dos estudantes do ensino médio do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás (CEPAE/UFG). A pesquisa está pautada nas teorias histórico-crítica, histórico-cultural e críticosuperadora, sobretudo no que diz respeito à tríade conteúdo-forma-destinatário (MARTINS, 2016a). Trata-se de uma pesquisa participante que utiliza os seguintes instrumentos de coleta de dados: questionários, diário de campo e entrevista. A pesquisa foi finalizada com a disciplina eletiva Práticas corporais de aventura – esporte Orientação, quando foi materializada a sequência didático-pedagógica com os estudantes da última etapa da educação básica. Os dados, analisados também a partir da tríade conteúdo-forma-destinatário, indicam não apenas que é possível como também necessário enriquecer o universo simbólico dos estudantes por meio do ensino de conhecimentos clássicos na Educação Física. Entretanto, apontam alguns limites, dentre os quais estão: a escassez de material didático sobre o conteúdo, a complexidade dos referenciais teóricos (metodologia crítico-superadora, pedagogia histórico-crítica e psicologia histórico-cultural), além da concepção de Educação Física dos estudantes. Ainda que tenham sido identificados limites no decorrer desse processo de ensino, cabe ressaltar que a ação pedagógica ocorreu nos espaços de contradição, buscando superálos dialeticamente e apresentar alternativas factíveis para o trabalho educativo no ensino médio. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Básica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Física | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas Corporais de Aventura | pt_BR |
Título: dc.title | O ENSINO DO ESPORTE ORIENTAÇÃO, NO ENSINO MÉDIO, A LUZ DA METODOLOGIA CRITICO-SUPERADORA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons