O ENSINO DO ESPORTE ORIENTAÇÃO, NO ENSINO MÉDIO, A LUZ DA METODOLOGIA CRITICO-SUPERADORA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Goiáspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCAUPER, DAYSE ALISSON CAMARA-
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, ALCIR HORÁCIO DA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-04T17:40:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-04T17:40:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-07-21-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://drive.google.com/file/d/11Ka_QgFcDFUyIM6ytfngioAWLU85NNep/view?usp=sharing-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/574986-
Resumo: dc.description.abstractA investigação aqui apresentada tem como objeto de estudo o ensino do esporte Orientação nas aulas de Educação Física do ensino médio. O problema de pesquisa consiste em identificar quais as possibilidades e os limites para o ensino dessa prática corporal de aventura na Educação Física escolar à luz da metodologia críticosuperadora. O objetivo geral é desenvolver uma sequência didático-pedagógica para o ensino do esporte Orientação, que contribua para a ampliação dos conhecimentos e possibilidades de aprendizagem dos estudantes do ensino médio do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás (CEPAE/UFG). A pesquisa está pautada nas teorias histórico-crítica, histórico-cultural e críticosuperadora, sobretudo no que diz respeito à tríade conteúdo-forma-destinatário (MARTINS, 2016a). Trata-se de uma pesquisa participante que utiliza os seguintes instrumentos de coleta de dados: questionários, diário de campo e entrevista. A pesquisa foi finalizada com a disciplina eletiva Práticas corporais de aventura – esporte Orientação, quando foi materializada a sequência didático-pedagógica com os estudantes da última etapa da educação básica. Os dados, analisados também a partir da tríade conteúdo-forma-destinatário, indicam não apenas que é possível como também necessário enriquecer o universo simbólico dos estudantes por meio do ensino de conhecimentos clássicos na Educação Física. Entretanto, apontam alguns limites, dentre os quais estão: a escassez de material didático sobre o conteúdo, a complexidade dos referenciais teóricos (metodologia crítico-superadora, pedagogia histórico-crítica e psicologia histórico-cultural), além da concepção de Educação Física dos estudantes. Ainda que tenham sido identificados limites no decorrer desse processo de ensino, cabe ressaltar que a ação pedagógica ocorreu nos espaços de contradição, buscando superálos dialeticamente e apresentar alternativas factíveis para o trabalho educativo no ensino médio.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Básicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Físicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médiopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPráticas Corporais de Aventurapt_BR
Título: dc.titleO ENSINO DO ESPORTE ORIENTAÇÃO, NO ENSINO MÉDIO, A LUZ DA METODOLOGIA CRITICO-SUPERADORApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Aparece nas coleções:Ensino

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons