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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Goiás | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | JACOB, HEMANUELLE DI LARA SIQUEIRA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | VREESWIJK, ANNA MARIA DIAS | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-09-04T16:15:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-09-04T16:15:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-10-27 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://drive.google.com/file/d/1q8m_R9wvYA-wO2bT6iyoWCD_OsHxRXDu/view?usp=sharing | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/574984 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A Lei 10.639/03 torna obrigatório o ensino da história e cultura africana e afrobrasileira em estabelecimentos de ensino fundamental e médio, sejam públicos ou particulares. Esta Lei institui que tais conteúdos devem ser ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, porém, o que se percebe é que fica a cabo de uma ou de outra disciplina o debate sobre cultura negra. Essa fragmentação não surte efeito satisfatório, já que o preconceito étnico-racial é uma construção histórica e social que perpassa todos os ambientes escolares e disciplinares. Portanto, o objetivo principal desta pesquisa foi elaborar uma sequência didática para a disciplina de Educação Física com o tema “Mulher Negra no Futebol”, voltados para a formação humana e o combate aos diversos tipos de violência e preconceitos praticados contra a população negra em específico as mulheres negras. Foi realizado um estudo de caso, de caráter exploratório e abordagem qualitativa com metodologia principal de grupos focais com estudantes e trabalhadoras de uma escola municipal de Goiânia. Autores como Hall (2003, 2005), Silva (2000, 2010), Castells (2006) e Giddens (2003) nos deram suporte com o debate de identidades. Já Bourdieu (1998) Saviani (2008) e Coletivo de Autores (2006), foram nossas referências quanto à questão da escola e do papel da educação crítica e transformadora. E para analisar as relações de gênero e as relações de poder, partimos das considerações de Scott (1995), Gomes (2002, 2005, 2012) e Haraway (2005). Identificamos inicialmente que há ainda uma barreira invisível que estigmatiza e exclui as mulheres negras no mercado de trabalho e em outros aspectos da vida. Os dados que comprovam esta realidade encontram-se no último Relatório Anual Socioeconômico das Mulheres (2015), realizado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, que mostra as disparidades socioeconômicas e demográficas nos recortes étnico-raciais, de gênero e de classe no Brasil. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Relações étnico-raciais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Gênero | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Física | pt_BR |
Título: dc.title | UMA PROPOSTA DIDÁTICA: A QUESTÃO ÉTNICO-RACIAL E DE GÊNERO EM DESTAQUE | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
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