UMA PROPOSTA DIDÁTICA: A QUESTÃO ÉTNICO-RACIAL E DE GÊNERO EM DESTAQUE

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Goiáspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorJACOB, HEMANUELLE DI LARA SIQUEIRA-
Autor(es): dc.contributor.authorVREESWIJK, ANNA MARIA DIAS-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-04T16:15:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-04T16:15:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-10-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://drive.google.com/file/d/1q8m_R9wvYA-wO2bT6iyoWCD_OsHxRXDu/view?usp=sharing-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/574984-
Resumo: dc.description.abstractA Lei 10.639/03 torna obrigatório o ensino da história e cultura africana e afrobrasileira em estabelecimentos de ensino fundamental e médio, sejam públicos ou particulares. Esta Lei institui que tais conteúdos devem ser ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, porém, o que se percebe é que fica a cabo de uma ou de outra disciplina o debate sobre cultura negra. Essa fragmentação não surte efeito satisfatório, já que o preconceito étnico-racial é uma construção histórica e social que perpassa todos os ambientes escolares e disciplinares. Portanto, o objetivo principal desta pesquisa foi elaborar uma sequência didática para a disciplina de Educação Física com o tema “Mulher Negra no Futebol”, voltados para a formação humana e o combate aos diversos tipos de violência e preconceitos praticados contra a população negra em específico as mulheres negras. Foi realizado um estudo de caso, de caráter exploratório e abordagem qualitativa com metodologia principal de grupos focais com estudantes e trabalhadoras de uma escola municipal de Goiânia. Autores como Hall (2003, 2005), Silva (2000, 2010), Castells (2006) e Giddens (2003) nos deram suporte com o debate de identidades. Já Bourdieu (1998) Saviani (2008) e Coletivo de Autores (2006), foram nossas referências quanto à questão da escola e do papel da educação crítica e transformadora. E para analisar as relações de gênero e as relações de poder, partimos das considerações de Scott (1995), Gomes (2002, 2005, 2012) e Haraway (2005). Identificamos inicialmente que há ainda uma barreira invisível que estigmatiza e exclui as mulheres negras no mercado de trabalho e em outros aspectos da vida. Os dados que comprovam esta realidade encontram-se no último Relatório Anual Socioeconômico das Mulheres (2015), realizado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, que mostra as disparidades socioeconômicas e demográficas nos recortes étnico-raciais, de gênero e de classe no Brasil.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectIdentidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectRelações étnico-raciaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGêneropt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Físicapt_BR
Título: dc.titleUMA PROPOSTA DIDÁTICA: A QUESTÃO ÉTNICO-RACIAL E DE GÊNERO EM DESTAQUEpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
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