Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Goiás | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SANTOS, GUITEMBERG MARQUES | - |
Autor(es): dc.contributor.author | OLIVEIRA, ILSE LEONE BORGES CHAVES DE | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-09-04T16:00:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-09-04T16:00:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-09-06 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://drive.google.com/file/d/1S4nBvjRCKTfMKZkK2hkF9iMMllGPT8tq/view?usp=sharing | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/574983 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O objetivo desta dissertação é, do ponto de vista teórico, fazer reflexões sobre a noção de autoria, no âmbito dos estudos do discurso (FOUCAULT, [1975] 2015; ORLANDI, 2005; TFOUNI, 2001; POSSENTI, 2002, 2013; ARAÚJO, 2008; FLORES, 2008; FARACO, 2014, BAKHTIN, 1976) e, do ponto de vista empírico, analisar como essa categoria se manifesta nas produções textuais de alunos do terceiro ano do Ensino Médio. Metodologicamente, a pesquisa trata-se de um estudo de caso, visto que se propõe descrever a realidade educacional de um grupo específico de alunos. Para a coleta de dados, apliquei aos alunos uma proposta de produção textual sobre leitura no Brasil. Nesse momento, foram lidos e comentados os textos motivadores e esclarecidos os procedimentos para a produção de um artigo de opinião. Num segundo momento, os alunos escreveram seus textos para que, assim, eu coletasse dados e analisasse as redações. Para analisar os dados, selecionei como critérios o projeto de texto, a intertextualidade, a interdiscursividade. Os resultados mostraram que a autoria se manifesta por meio da marcação do posicionamento do aluno em relação ao tema; por meio do uso de metáforas e aspas; por meio de um projeto de texto pensado previamente, em muitos casos; por meio de um número reduzido de intertextos; por meio, principalmente, do confronto de ideias, marcado pelo uso de operadores como mas, porém, contudo, em que verifiquei o interdiscurso e pelo repertório sociocultural produtivo com que o aluno trata as informações. Trabalhos de pesquisa desta natureza contribuem para que se amadureça a discussão sobre a noção de autoria no Ensino Médio, já que essa categoria é importante na constituição do sujeito leitor/autor e o ajuda a transformar sua atuação social. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | autoria | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Discurso | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Básico | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Produção textual | pt_BR |
Título: dc.title | INDÍCIOS DE AUTORIA EM PRODUÇÕES TEXTUAIS DO ENSINO MÉDIO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons