INDÍCIOS DE AUTORIA EM PRODUÇÕES TEXTUAIS DO ENSINO MÉDIO

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Goiáspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSANTOS, GUITEMBERG MARQUES-
Autor(es): dc.contributor.authorOLIVEIRA, ILSE LEONE BORGES CHAVES DE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-04T16:00:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-04T16:00:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-09-06-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://drive.google.com/file/d/1S4nBvjRCKTfMKZkK2hkF9iMMllGPT8tq/view?usp=sharing-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/574983-
Resumo: dc.description.abstractO objetivo desta dissertação é, do ponto de vista teórico, fazer reflexões sobre a noção de autoria, no âmbito dos estudos do discurso (FOUCAULT, [1975] 2015; ORLANDI, 2005; TFOUNI, 2001; POSSENTI, 2002, 2013; ARAÚJO, 2008; FLORES, 2008; FARACO, 2014, BAKHTIN, 1976) e, do ponto de vista empírico, analisar como essa categoria se manifesta nas produções textuais de alunos do terceiro ano do Ensino Médio. Metodologicamente, a pesquisa trata-se de um estudo de caso, visto que se propõe descrever a realidade educacional de um grupo específico de alunos. Para a coleta de dados, apliquei aos alunos uma proposta de produção textual sobre leitura no Brasil. Nesse momento, foram lidos e comentados os textos motivadores e esclarecidos os procedimentos para a produção de um artigo de opinião. Num segundo momento, os alunos escreveram seus textos para que, assim, eu coletasse dados e analisasse as redações. Para analisar os dados, selecionei como critérios o projeto de texto, a intertextualidade, a interdiscursividade. Os resultados mostraram que a autoria se manifesta por meio da marcação do posicionamento do aluno em relação ao tema; por meio do uso de metáforas e aspas; por meio de um projeto de texto pensado previamente, em muitos casos; por meio de um número reduzido de intertextos; por meio, principalmente, do confronto de ideias, marcado pelo uso de operadores como mas, porém, contudo, em que verifiquei o interdiscurso e pelo repertório sociocultural produtivo com que o aluno trata as informações. Trabalhos de pesquisa desta natureza contribuem para que se amadureça a discussão sobre a noção de autoria no Ensino Médio, já que essa categoria é importante na constituição do sujeito leitor/autor e o ajuda a transformar sua atuação social.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectautoriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDiscursopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Básicopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProdução textualpt_BR
Título: dc.titleINDÍCIOS DE AUTORIA EM PRODUÇÕES TEXTUAIS DO ENSINO MÉDIOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
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