A Afromatemática na educação básica: uma proposta de abordagem da cultura africana por meio da utilização de jogos em sala de aula

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCorreia, Celso Pinheiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-04T18:20:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-04T18:20:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherCaderno de Atividades - Afroetnomatemáticapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/574974-
Resumo: dc.description.abstractHá um grande desafio em trabalhar a forma de matematizar diferente do tradicional e eurocêntrico. Para estimular o interesse do aluno no aprendizado da disciplina, uma forma de driblar esse quadro é aplicar um ensino diferencial da Matemática. O intuito é chamar a atenção do aluno através de diferentes abordagens. Uma delas se constitui no tema base desta pesquisa: trabalhar a Matemática num viés cultural africano. O material didático proposto, além de colaborar com o ensino de Matemática através da construção de jogos matemáticos vinculados ao conhecimento africano e a tantas curiosidades matemáticas ligadas ao continente, corrobora com a valorização da cultura afrodescendente, mediante da implementação da Lei 10.639/03, que estabelece o ensino da História e Cultura Africana e Afro-brasileira em todas as áreas de conhecimento. Todas as atividades do caderno foram testadas e relatadas em minha dissertação, mas são propostas que podem sofrer adaptações ou alterações para a realidade de cada escola, professor, região etc.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent872kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype.PDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectMatemática; Jogos africanos; Áfricapt_BR
Título: dc.titleA Afromatemática na educação básica: uma proposta de abordagem da cultura africana por meio da utilização de jogos em sala de aulapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEducação Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMatemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons