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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Goiás | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | NASCIMENTO, TELMA RAIMUNDO DO | - |
Autor(es): dc.contributor.author | BEZERRA, CLAUDIA SANTOS GONÇALVES BARRETO | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-09-04T17:23:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-09-04T17:23:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-06-06 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://drive.google.com/file/d/1yamGToEBNi_rismotT4wLnJvKH071jLk/view?usp=sharing | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/574972 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa analisa a avaliação pedagógica inicial para a identificação das necessidades educacionais específicas de alunos com deficiência intelectual do ensino fundamental na Rede Municipal de Educação de Goiânia. O objetivo da pesquisa foi identificar como ocorre esse processo de avaliação inicial e se esta avaliação contribui para a aprendizagem dos referidos alunos. A perspectiva teórica da pesquisa pautou-se no Materialismo Histórico Dialético para a apreensão da realidade histórica na qual o aluno com deficiência intelectual está inserido; na Teoria Histórico-Cultural e nos Fundamentos da Defectologia que concebe o aluno com deficiência intelectual como um sujeito que possui especificidades qualitativas; nas concepções de inclusão e no direito de escolarização de todos e na avaliação diagnóstica, formativa e mediadora como subsídio para o atendimento das necessidades específicas dos alunos. O campo da pesquisa foi composto por 05 (cinco) escolas da Rede Municipal de Goiânia, cada uma representando uma Coordenadoria Regional de Educação da referida rede. Os participantes da pesquisa foram 10 (dez) professores – 02 (dois) professores por escola –, sendo que nas escolas que possuem a sala de recursos multifuncionais, participaram 01 (um) professor da sala de aula regular e 01 (um) professor da sala de recursos e na escola que não possui a sala de recursos, participaram 01 (um) professor da sala de aula regular e 01 (um) professor coordenador. O instrumento de coleta de dados foi a entrevista semi-estruturada, seguida de transcrição do conteúdo. A metodologia utilizada foi a Análise de Conteúdos e a técnica de Análise Temática de Bardin. A pesquisa revelou que a avaliação pedagógica inicial realizada pelos professores não contribui para a aprendizagem desses alunos. Foi identificada uma contradição teórico-metodológica nos discursos dos participantes, evidenciando que mesmo em nível teórico a inclusão escolar não está clara e internalizada pelos professores, havendo, ainda, a delegação a outros profissionais a avaliação pedagógica inicial dos alunos com deficiência intelectual. A pesquisa apontou a necessidade de realização de uma avaliação diagnóstica, formativa e mediadora, com atuação na Zona de Desenvolvimento Proximal do aluno com deficiência intelectual. Como produto educacional, a pesquisa apresenta um Referencial Avaliativo para a realização da avaliação inicial pedagógica de alunos com deficiência intelectual, visando oferecer aos professores indicativos para a realização de uma avaliação diagnóstica, formativa e mediadora. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Deficiência intelectual | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação formativa e mediadora | pt_BR |
Título: dc.title | REFERENCIAL AVALIATIVO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: AS POSSIBILIDADES SOBREPÕEM OS LIMITES | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
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