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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Goiás | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SOARES, PATRÍCIA DA SILVA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | RABELO, DANILO | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-09-04T17:12:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-09-04T17:12:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-08-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://drive.google.com/file/d/1iVYfXhxUFt8FUZfPwGrGF-65_pi6iDog/view?usp=sharing | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/574971 | - |
Resumo: dc.description.abstract | No estudo e no ensino de História no Brasil, a história da África foi quase inexistente até muito pouco tempo atrás. Hoje, a Lei Federal nº 10.639/03 determina a obrigatoriedade do ensino da História da África e da cultura afro-brasileira. O fator de estranhamento é a existência de uma Lei para fazer valer conteúdo tão importante para história nacional, já que grande parte da população brasileira é descendente de africanos. Porém, mesmo após a obrigatoriedade da Lei, grande parte dos currículos escolares ainda não apresenta história africana. Durante séculos, os africanos foram representados no imaginário Ocidental como seres inferiores e primitivos. Na historiografia brasileira as referências ao continente ou a algumas de suas regiões eram predominantemente relacionadas ao tráfico de negros trazidos ao Brasil para trabalharem como escravos. Negro e africano constituíam-se, desta maneira, sinônimos de povos cuja identidade era circunscrita ao fato de terem sido escravizados. Da mesma maneira, e talvez por isso mesmo, a ideia que possuímos de África hoje é, também, uma totalidade. Não conseguimos imaginá-la como um continente onde habitam povos diferentes com culturas diversas e marcado por uma grande diversidade ecológica. A imagem predominante que temos dela é que de lá vieram os negros/escravos para trabalharem na plantation da América. Por isso, o primeiro passo para introduzir os conteúdos sobre o continente africano é a desconstrução dessa representação. O presente trabalho propõe a transposição dos novos estudos historiográficos sobre a África para situações de ensino, por meio da construção de uma proposta didática que ajude no preenchimento de lacunas deixados em nossos currículos e livros didáticos marcados pelo eurocentrismo e pelo preconceito, que cumpra com as recomendações da Lei Federal 10.639/03 e com a sugestão de trabalho com a pluralidade cultural feita pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNS) e Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | História da África | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | educação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | currículo | pt_BR |
Título: dc.title | ÁFRICA, UM NOVO OLHAR: O ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
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