Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Goiás | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | VIANA, LUDMILA SIQUEIRA MOTA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | COSTA, SÔNIA SANTANA DA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-09-04T16:42:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-09-04T16:42:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-05-18 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://drive.google.com/file/d/1opHvpfnPOebamHUoSh_RTG2xm6WrMrAt/view?usp=sharing | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/574970 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A motivação e o interesse que levaram à proposta desta pesquisa são resultantes de experiências profissionais e acadêmicas desta pesquisadora tecidas como professora de Educação Física do agrupamento A, Ciclo I da 1ª fase do Ensino Fundamental na Rede Municipal de Ensino de Goiânia. Em nossa hipótese, é possível que a Educação Física Escolar não esteja contribuindo com o letramento das crianças, especificamente nas salas de alfabetização. O presente trabalho busca investigar as relações entre a Educação Física e o processo de letramento no Ciclo I, tendo com categoria fundante a interdisciplinaridade entre o professor de Educação Física e o professor pedagogo nos processos de leitura e escrita. A pesquisa traz, como questionamento principal, a seguinte pergunta: quais as possibilidades e os limites das práticas pedagógicas em Educação Física na Rede Municipal de Ensino de Goiânia na sua relação com a leitura e a escrita? Tem-se como objetivo principal investigar como o professor de Educação Física e o pedagogo trabalham o processo de letramento. Para compreender essas discussões, optamos por desenvolver a pesquisa tendo como subsídio o método materialista dialético, que se baseia em uma interpretação dialética do mundo, utilizando como referencial teórico os estudos de Marx (1998; 2004; 2011), Severino (2007) e Triviños (2015). Para as análises do pensamento e da linguagem, baseamo-nos em Vygotsky, Luria, Leontiev (2004; 2009; 2014) e Bakhtin (2006); para as análises sobre o letramento e alfabetização, pesquisamos Soares (2004; 2008; 2012), Kleiman (2012) e Tfouni (2010) e, usamos a contribuição do Coletivo de Autores (2009) para embasamento na área da Educação Física. Utilizamos Tardif (2014) para compreender as relações entre os saberes docentes. E, para a construção do produto educacional, a partir da pedagogia histórico-crítica, respaldamo-nos em Saviani (2008) e Gasparin (2007). A pesquisa foi dividida em dois campos de atuação: um campo ampliado, no qual investigamos os discursos dos professores sujeitos de Educação Física e dos pedagogos, quanto à alfabetização e ao letramento da Rede Municipal de Ensino de Goiânia (RME), que forneceram elementos que nos auxiliaram na escolha do campo específico; nesse campo específico, adentramos na realidade de uma escola da RME e construímos uma proposta de intervenção de prática pedagógica da Educação Física com vistas ao letramento. Utilizamos como instrumento para a obtenção de informações, questionários semiestruturados, no intuito de conhecer a interação que esses sujeitos estabelecem com os professores pedagogos. No campo específico, o lócus da pesquisa foi uma escola da RME-Goiânia, na qual construímos uma sequência didática da Educação Física com vistas ao letramento. Como resultado desta pesquisa, verificou-se a ausência de um trato interdisciplinar entre a Educação Física e a alfabetização nos documentos oficiais, a compreensão da alfabetização e do letramento associado a práticas mecânicas da leitura e da escrita e percebeu-se que a organização do trabalho pedagógico impede o trabalho interdisciplinar entre a Educação Física e a Pedagogia. Espera-se, com este trabalho, promover subsídios acerca do processo de alfabetização e de letramento e a respeito de suas relações com a Educação Física, na tentativa de redimensionar o significado dessas áreas. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Física | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
Título: dc.title | EDUCAÇÃO FÍSICA E LETRAMENTO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE GOIÂNIA: APROXIMAÇÕES DIALÓGICAS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons