Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Goiás | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | NASCIMENTO, KAREN CRISTINA COSTA DO | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, ALCIR HORÁCIO DA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-09-04T16:31:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-09-04T16:31:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-09-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://drive.google.com/file/d/13X8fWFBmC_ClAmg6nMtuqOZ3PMTHBdBc/view?usp=sharing | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/574968 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A população do campo, desde os primórdios da história do Brasil, sofre com a falta de investimentos em educação. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objeto de estudo a categoria avaliação da aprendizagem, em especial aquela realizada nas escolas públicas da zona rural por professores de Educação Física do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Formosa – GO e mapear os desafios e as possiblidades para as práticas avaliativas na Educação Física no Campo. Como questões norteadoras compreende-se o entendimento sobre a disciplina Educação Física e o processo de avaliação: os docentes utilizam uma metodologia que privilegia o pensamento crítico dos alunos? A avaliação colabora com o processo de reflexão sobre o trabalho pedagógico realizado e contribui para adaptar pontos da caminhada, ou serve apenas como meio de aferição e classificação? É possível que os docentes que lecionem a disciplina de Educação Física desconheçam como utilizar os instrumentos avaliativos ou não possuam o aprofundamento teórico metodológico sobre avaliação da aprendizagem? O objetivo geral do estudo é identificar os principais instrumentos de avaliação utilizados na avaliação da aprendizagem pelos docentes de Educação Física na rede de ensino daquele município e qual a eficácia dos mesmos na promoção de uma educação de qualidade. Como objetivos específicos pretende-se analisar o que os professores entendem como avaliação; verificar os critérios avaliativos utilizados pelos docentes para aferição do conhecimento dos alunos; identificar as dificuldades apresentadas pelos docentes na escolha dos instrumentos avaliativos. O referencial teórico apoia-se nos estudos de Arroyo (1999), Arendt (1999), Hoffman (2001), Esteban (2002), Charlot (2001), Villas Boas (2004), Mészáros (2005), Oliveira e Boiago (2005), Germani (2006), Fernandes e Freitas (2007), Santos (2008), Souza (2008), Taffarel (2009), Silva (2010), Luckesi (2011), Santos (2013), Silva (2015). Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo. Os instrumentos adotados para coleta de dados foram a entrevista semiestruturada, além da análise documental de registros oficiais que norteiam o trabalho pedagógico dos professores. Conclui-se que os instrumentos utilizados e as dificuldades apresentadas pelos docentes na escolha dos critérios avaliativos estão condicionados à realidade de precariedade de materiais e infraestrutura e percepções da própria escola em relação à Educação Física, esta entendida como entretenimento ou mera recreação e que pode ser realizada por qualquer profissional de outra área. Isto revela a baixa valorização da referida profissão dentro do próprio contexto escolar e a fragilidade do processo de avaliação que não considera as especificidades das Escolas do Campo. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Física | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação do Campo | pt_BR |
Título: dc.title | AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA ZONA RURAL NO MUNICÍPIO DE FORMOSA: REALIDADE E CONTRADIÇÕES | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons