Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor.author | Rosa, Ivanilde de Almeida Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-09-04T15:40:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-09-04T15:40:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-04 | - |
identificador: dc.identifier.other | E-book | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/574967 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A formação continuada do professor é uma ação importante para adquirir saberes que contribuem com a prática docente e asseguram um fazer pedagógico com mais êxito na aprendizagem, bem como para o crescimento pessoal e profissional. O presente estudo constitui-se de reflexões baseadas em leituras de trabalhos sobre a temática, de revisão de literatura, de observações e pesquisas de elemento significativo, buscando tecer o elo entre a teoria e a prática. Também foram feitas visitas à Secretaria Municipal de Educação de Aracruz para estabelecer aspectos teóricos da formação docente no contexto de três escolas situadas nesse município. Tem como objetivo geral: pesquisar como a formação continuada dos professores pode contribuir para a aprendizagem efetiva dos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental de três escolas do município de Aracruz/ES. E o problema envolve identificar como as estratégias utilizadas nas formações de professores podem contribuir para a prática docente desenvolvida em turmas de 3ºs anos nessas três escolas. A metodologia pode tem características de abordagem qualitativa, sendo o questionário contendo perguntas abertas e fechadas, aplicado aos professores, um dos instrumentos de coleta de dados. O município de Aracruz está localizado na região turística Rota do Verde e das Águas do Estado do Espírito Santo, pertence à mesorregião litoral norte. De acordo com resultados obtidos, os professores participam das propostas de formação continuada oferecidas pela Rede Municipal de Ensino, acreditam que podem aperfeiçoar suas práticas, compreendem que os processos de formações contribuem para a prática em sala de aula e favorecem o aprendizado e complementam os conhecimentos do professor. Tudo isso cria condições para um ensino significativo e efetivo para os alunos. Constatou-se também que a SEMED já possui um plano de formação continuada, de maneira sistematizada, visando fazer com que o resultado retorne para a prática por meio de intervenções inovadoras. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação Continuada | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Professores | pt_BR |
Título: dc.title | Formação Continuada de Professores da Rede Municipal de Aracruz/ES: Reflexões sobre a Prática Docente | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: