DANÇA INCLUSIVA NA ESCOLA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Goiáspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCUNHA, GISELE BIZERRA DA-
Autor(es): dc.contributor.authorFILHO, NEWTON FREIRE MURCE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-04T15:34:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-04T15:34:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-01-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://drive.google.com/file/d/1MuXbYEBIfy_X61wX3n9BFHkPYK1WlhjH/view?usp=sharing-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/574966-
Resumo: dc.description.abstractA motivação e o interesse que levaram à proposta desta pesquisa são resultantes de experiências, desta pesquisadora, com a dança, para pessoas com deficiência intelectual, na Associação Pestalozzi de Goiânia – CAE Peter Pan. Notando a importância da dança na vida dos alunos com deficiência intelectual e como eles demonstram prazer e interesse por essa atividade, percebemos a necessidade de estudar e analisar mais profundamente a dança e como ela pode contribuir para a inclusão desses alunos na escola e na sociedade. O presente trabalho busca, portanto, um diálogo entre dança e inclusão, apresentando a seguinte questão principal a ser investigada: Como a dança pode contribuir para a inclusão de alunos com deficiência intelectual na educação básica? Tem-se como objetivo principal verificar como a dança possibilita a inclusão dos alunos com deficiência intelectual no contexto da educação básica. A pesquisa é qualitativa e foi proposta para ser desenvolvida a partir de observações de aulas e entrevistas realizadas em duas Escolas Municipais de Ensino Integral do município de Aparecida de Goiânia. Como referencial teórico destacamos autores que tratam de corpo, dança, educação inclusiva, inteligências múltiplas e dança inclusiva. Sobre a educação inclusiva no Brasil e em Aparecida de Goiânia, estudamos os trabalhos de Monteiro (2001), Sassaki (1998), Santos (2016) e documentos nacionais e municipais que envolvem o estudo. Para o tema deficiência intelectual, embasamo-nos em Almeida (2012), Cintra (2002), Matos (2012). Ao tratar da teoria das inteligências múltiplas, pesquisamos Gardner (1995) e Smole (1999). Para o tema dança, nos fundamentamos em Fahlbusch (1990), Marques (2010), Laban (1990), Scarpato (2001). Sobre dança inclusiva, verificamos Cintra (1992), Figueiredo (1997, 1999), Ramos (2010), Tolocka e Verlengia (2006). Considerando os dados coletados e analisados nesta pesquisa, concluímos que a prática da dança inclusiva na escola pode proporcionar a alunos com deficiência intelectual contribuições significativas no desenvolvimento afetivo e social, motor e cognitivo, permitindo que alunos com esse tipo de deficiência se sintam mais incluídos no ambiente escolar e na sociedade. Constatamos também que um tipo de educação que leva em conta a teoria das inteligências múltiplas pode contribuir para o processo de inclusão escolar.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectDançapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDeficiência Intelectualpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInclusãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEscolapt_BR
Título: dc.titleDANÇA INCLUSIVA NA ESCOLApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Aparece nas coleções:Ensino

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons