Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Goiás | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, FERNANDA CINTHYA DE OLIVEIRA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | MESQUITA, DEISE NANCI DE CASTRO | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-09-04T15:15:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-09-04T15:15:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-01-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://drive.google.com/file/d/1c9Cd7eWqD4L3MbncMacXk9ZkQMhO3-5w/view?usp=sharing | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/574965 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação discute a escolarização de alunos com diagnóstico de deficiência, em uma instituição pública estadual de Educação Básica, na cidade de Trindade, Goiás. A pesquisa teve por objetivo planejar, desenvolver, avaliar e reorganizar um conjunto de atividades de leitura e escrita com a utilização de instrumentos midiáticos de acesso à rede global, a partir das concepções de inclusão (MANTOAN, 1997, 2001, 2002, 2003 e 2004), defectologia (VYGOTSKY, 1989, 1991, 1995, 1997 e 2011) e letramento (SOARES, 1998, 2004a, 2004b, 2008 e 2010). Este material didático privilegiou o ensino de conteúdos de português e matemática presentes no Currículo Referência da Rede Estadual de Ensino e foi trabalhado colaborativamente com os demais professores regentes e de apoio, buscando identificar e respeitar os interesses, as necessidades e as singulares cognitivas dos alunos. Os dados foram coletados em uma sala de aula regular do 2º ano do ensino médio e nos atendimentos educacionais especializados de uma sala de recurso multifuncional, onde dois alunos com diagnóstico de deficiência intelectual encontravam-se matriculados, durante o segundo semestre letivo de 2015. As análises desta experiência evidenciam os limites e dificuldades enfrentados ao longo da pesquisa-ação, mas também indicam a potencialidade das tecnologias de informação e comunicação como meios de interação do aluno com diagnóstico de deficiência na sociedade letrada, a partir da veiculação de suas produções escritas, pictóricas etc., em e-mails, blogs, whatsapp e outros aplicativos. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | TICs | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Escolarização Básica | pt_BR |
Título: dc.title | UMA SISTEMATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons