UMA SISTEMATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Goiáspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, FERNANDA CINTHYA DE OLIVEIRA-
Autor(es): dc.contributor.authorMESQUITA, DEISE NANCI DE CASTRO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-04T15:15:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-04T15:15:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-01-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://drive.google.com/file/d/1c9Cd7eWqD4L3MbncMacXk9ZkQMhO3-5w/view?usp=sharing-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/574965-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação discute a escolarização de alunos com diagnóstico de deficiência, em uma instituição pública estadual de Educação Básica, na cidade de Trindade, Goiás. A pesquisa teve por objetivo planejar, desenvolver, avaliar e reorganizar um conjunto de atividades de leitura e escrita com a utilização de instrumentos midiáticos de acesso à rede global, a partir das concepções de inclusão (MANTOAN, 1997, 2001, 2002, 2003 e 2004), defectologia (VYGOTSKY, 1989, 1991, 1995, 1997 e 2011) e letramento (SOARES, 1998, 2004a, 2004b, 2008 e 2010). Este material didático privilegiou o ensino de conteúdos de português e matemática presentes no Currículo Referência da Rede Estadual de Ensino e foi trabalhado colaborativamente com os demais professores regentes e de apoio, buscando identificar e respeitar os interesses, as necessidades e as singulares cognitivas dos alunos. Os dados foram coletados em uma sala de aula regular do 2º ano do ensino médio e nos atendimentos educacionais especializados de uma sala de recurso multifuncional, onde dois alunos com diagnóstico de deficiência intelectual encontravam-se matriculados, durante o segundo semestre letivo de 2015. As análises desta experiência evidenciam os limites e dificuldades enfrentados ao longo da pesquisa-ação, mas também indicam a potencialidade das tecnologias de informação e comunicação como meios de interação do aluno com diagnóstico de deficiência na sociedade letrada, a partir da veiculação de suas produções escritas, pictóricas etc., em e-mails, blogs, whatsapp e outros aplicativos.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectInclusãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLetramentopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTICspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEscolarização Básicapt_BR
Título: dc.titleUMA SISTEMATIZAÇÃO DO CONHECIMENTOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
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