PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL: REVISITANDO A PRÁTICA PEDAGÓGICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Goiáspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFERREIRA, EULÂMPIA NEVES-
Autor(es): dc.contributor.authorARAÚJO, DENISE SILVA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-04T14:59:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-04T14:59:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://drive.google.com/file/d/1MuVbo18roWk329F2ZEKSS_OgVagb6ED9/view?usp=sharing-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/574964-
Resumo: dc.description.abstractNo presente estudo, objetivou-se analisar como a ação pedagógica é compreendida por professoras da Rede Municipal de Educação de Goiânia, que atuam em Centros Municipais de Educação Infantil e/ou Escolas Municipais com turmas de Educação Infantil e procura-se responder ao seguinte problema: Quais sentidos e significados são atribuídos por professoras de Educação Infantil a ação pedagógica? Parte-se da concepção de Educação Infantil como primeira etapa da Educação Básica, com natureza social e pedagógica própria e características específicas e diferenciadas das demais etapas educacionais. Assume-se a compreensão de ação pedagógica como práxis, ação humana orientada por valores, concepções teóricas e posicionamentos políticos que a fundamentam, que, por isso, requer uma atuação consciente e intencional da professora. Ela encontra-se inserida em uma organização formal que possui objetivos, estratégias e metodologias necessários para que o ensino-aprendizagem ocorra como processo histórico e social partilhado. A pesquisa se orientou pelos princípios da Psicologia Sócio-histórica, que é alicerçada no Materialismo Histórico-Dialético, método de investigação que objetiva compreender a realidade concreta a fim de nela agir e transformar. Nesta abordagem epistemológica, o ser humano é visto como sujeito que constrói a história da sociedade se relacionando e interagindo com ela, num movimento de afirmação e contradição. Nesse processo, ele constrói a sua própria história, constituindo-se, modificandose e transformando a realidade. Desse modo, as professoras são compreendidas como sujeitos situados social e historicamente. Os procedimentos de coleta de informações foram a entrevista e o questionário com professoras de duas instituições municipais de educação infantil de Goiânia. A análise das falas foi fundamental para compreender os sentidos e significados atribuídos pelas professoras a sua ação pedagógica. Para que suas palavras e práticas fossem compreendidas como totalidades de um processo dialético, adotou-se uma abordagem qualitativa para proceder tanto a pesquisa de campo quanto a sistematização e análise das informações. Pôde-se concluir que, apesar do avanço legal e teórico-prático que ocorreu no Brasil nas últimas décadas, em torno da Educação Infantil e sua função sócioeducativa, as professoras, por vezes, têm dificuldades em compreender sua especificidade e acabam por desenvolver sua ação pedagógica numa perspectiva preparatória para o Ensino Fundamental.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Infantilpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAção pedagógicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPráxispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem e desenvolvimentopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInterações e brincadeirapt_BR
Título: dc.titlePROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL: REVISITANDO A PRÁTICA PEDAGÓGICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Aparece nas coleções:Ensino

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons