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Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Goiás | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | FERREIRA, EULÂMPIA NEVES | - |
Autor(es): dc.contributor.author | ARAÚJO, DENISE SILVA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-09-04T14:59:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-09-04T14:59:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-12 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://drive.google.com/file/d/1MuVbo18roWk329F2ZEKSS_OgVagb6ED9/view?usp=sharing | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/574964 | - |
Resumo: dc.description.abstract | No presente estudo, objetivou-se analisar como a ação pedagógica é compreendida por professoras da Rede Municipal de Educação de Goiânia, que atuam em Centros Municipais de Educação Infantil e/ou Escolas Municipais com turmas de Educação Infantil e procura-se responder ao seguinte problema: Quais sentidos e significados são atribuídos por professoras de Educação Infantil a ação pedagógica? Parte-se da concepção de Educação Infantil como primeira etapa da Educação Básica, com natureza social e pedagógica própria e características específicas e diferenciadas das demais etapas educacionais. Assume-se a compreensão de ação pedagógica como práxis, ação humana orientada por valores, concepções teóricas e posicionamentos políticos que a fundamentam, que, por isso, requer uma atuação consciente e intencional da professora. Ela encontra-se inserida em uma organização formal que possui objetivos, estratégias e metodologias necessários para que o ensino-aprendizagem ocorra como processo histórico e social partilhado. A pesquisa se orientou pelos princípios da Psicologia Sócio-histórica, que é alicerçada no Materialismo Histórico-Dialético, método de investigação que objetiva compreender a realidade concreta a fim de nela agir e transformar. Nesta abordagem epistemológica, o ser humano é visto como sujeito que constrói a história da sociedade se relacionando e interagindo com ela, num movimento de afirmação e contradição. Nesse processo, ele constrói a sua própria história, constituindo-se, modificandose e transformando a realidade. Desse modo, as professoras são compreendidas como sujeitos situados social e historicamente. Os procedimentos de coleta de informações foram a entrevista e o questionário com professoras de duas instituições municipais de educação infantil de Goiânia. A análise das falas foi fundamental para compreender os sentidos e significados atribuídos pelas professoras a sua ação pedagógica. Para que suas palavras e práticas fossem compreendidas como totalidades de um processo dialético, adotou-se uma abordagem qualitativa para proceder tanto a pesquisa de campo quanto a sistematização e análise das informações. Pôde-se concluir que, apesar do avanço legal e teórico-prático que ocorreu no Brasil nas últimas décadas, em torno da Educação Infantil e sua função sócioeducativa, as professoras, por vezes, têm dificuldades em compreender sua especificidade e acabam por desenvolver sua ação pedagógica numa perspectiva preparatória para o Ensino Fundamental. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ação pedagógica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Práxis | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem e desenvolvimento | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Interações e brincadeira | pt_BR |
Título: dc.title | PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL: REVISITANDO A PRÁTICA PEDAGÓGICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
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