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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Goiás | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | XAVIER, ELIZETE DIVINA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | ROCHA, MARIA ALICE CARVALHO | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-09-04T14:50:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-09-04T14:50:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-02-22 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://drive.google.com/file/d/1ldMlDF5yGLzlTbVBbhyCgcsJD01iD0vg/view?usp=sharing | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/574963 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O Programa do Ministério da Educação e Cultura (MEC) intitulado Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), tem como meta alfabetizar todas as crianças, sem exceção e no momento certo, até o final do terceiro ano escolar. Assim como outros estados e municípios, a Secretaria Estadual de Educação de Goiás aderiu a esse Programa. Este trabalho versasobre ele, principalmente ao ter como objetivo discutir suas concepções teórico-metodológicas para o ensino da leitura e da escrita na alfabetização e suas implicações na formação do professor alfabetizador. A hipótese inicial sugere que nos Cadernos de Linguagem, objeto do estudo, os conceitos de sujeito, linguagem e língua, por exemplo, são abordados numa perspectiva psicologizante, sem dar realce às questões linguísticas e sem considerar a subjetividade da criança e do professor em relação ao saber, hipótese esta confirmada ao longo da pesquisa. Esta dissertação foi de natureza qualitativa, de caráter bibliográfico documental e se fundamentou nos referenciais da Linguística e da Psicanálise, discutindo as concepções de linguagem, língua e sujeito. O Capítulo I aborda o surgimento do PNAIC em nível nacional e seu desenvolvimento no estado de Goiás, relacionando os documentos que o fundamentam legalmente e sua estrutura organizacional. O Capítulo II apresenta os Cadernos de Linguagem do PNAIC e o que trazem como concepções de linguagem, língua e sujeito. O Capítulo III discute a necessidade de o professor produzir experiências escolares de leitura e escrita na alfabetização adotando uma perspectiva de elaboração; e para isso apresenta uma proposta de curso de formação com o intuito de contribuir na formação continuada dos professores alfabetizadores do Estado de Goiás. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
Título: dc.title | O TRABALHO DO PROFESSOR ALFABETIZADOR: A APROPRIAÇÃO DA ESCRITA COMO PROCESSO DE ELABORAÇÃO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
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