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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FLUMINENSE | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | BARBOSA PEREIRA, HIÊDA CLAUDIA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | AZEVEDO, BRENO FABRÍCIO TERRA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-09-03T21:40:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-09-03T21:40:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-17 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://sites.google.com/view/m-e-n-t-e/m-e-n-t-e | - |
identificador: dc.identifier.other | SITE M.E.N.T.E. | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/574943 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A inovação tecnológica numa sociedade informatizada e globalizada precisa ser acompanhada da conscientização da escola sobre a necessidade de incluir nos currículos escolares as habilidades e competências a serem desenvolvidas pelos alunos para lidar com as novas tecnologias. Nesse contexto, o Curso Normal (CN) em Nível Médio das Escolas Estaduais do Rio de Janeiro, consolidado como um dos possíveis espaços de formação inicial de professores para a Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, busca se adequar à essa nova realidade social. Considerando o avanço das ferramentas tecnológicas em contexto educacional, foi implementada, em 2013, a disciplina Integração das Mídias e Novas Tecnologias (IMNT) no 1º ano do CN, em todas as escolas Estaduais, quando passaram a dispor do currículo mínimo proposto pela Secretaria de Educação descrevendo as competências e habilidades mínimas que os alunos deveriam desenvolver; porém, sem apresentar uma proposta metodológica para a disciplina. Sendo assim, o presente estudo, que ocorreu num Colégio Estadual de Ensino Médio localizado no Município de São Pedro da Aldeia/RJ, teve como objetivo propor uma metodologia didático-pedagógica para a disciplina IMNT do CN, de forma a contribuir para a formação inicial dos professores, no que se refere ao uso pedagógico das tecnologias digitais, a partir do planejamento elaborado por meio do “Design Instrucional” (DI) adequado à necessidade da Comunidade Escolar em questão. Elaborou-se assim, uma proposta de metodologia didático-pedagógica como produto educacional, um artefato que visa auxiliar na reestruturação do trabalho pedagógico da disciplina. O processo de DI é composto por um conjunto de ações que iniciam com a identificação de problemas (necessidades) de aprendizagem, e se propõe a projetar, implementar e avaliar uma solução a partir da utilização de métodos, técnicas e atividades de ensino para uma disciplina, apoiadas por tecnologia. Foram aplicadas ferramentas teórico-metodológicas do DI na concepção pedagógica da disciplina IMNT, cujo aporte teórico baseia-se na teoria sócio-histórica de Vygotsky. O DI aberto foi elaborado por meio do modelo ADDIE. A metodologia da intervenção pedagógica abordou o Currículo Mínimo da disciplina, desenvolvido por meio de Oficinas Pedagógicas Temáticas (OPT) com as temáticas previstas na BNCC, cujo planejamento está disponível no Google Site (GS) “M.E.N.T.E. - Metodologia de Ensino de Novas Tecnologias”, por meio do Mapa e de Matrizes de DI. A proposta elaborada objetivou criar e disponibilizar estratégias pedagógicas focadas nos alunos como protagonistas, utilizando a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). A abordagem da pesquisa foi qualitativa, por meio de pesquisa exploratória, bibliográfica e documental. Para a coleta dos dados da pesquisa, foram utilizados questionários, entrevistas e observação direta. A partir dos resultados analisados, verificou-se que esta pesquisa proporcionou reflexões acerca da aquisição de uma formação interdisciplinar que prioriza o profissional prático e reflexivo, disponibilizou uma proposta didático-metodológica que viabiliza a formação para o uso pedagógico das TDIC no contexto no qual ocorre a formação, bem como apresentou um paradigma efetivo para a implementação de novas práticas ao trabalho do professor ao lecionar a disciplina IMNT. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | https://sites.google.com/view/m-e-n-t-e/m-e-n-t-e | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | HTTPS | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Design Instrucional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação Inicial Docente | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Curso Normal em Nível Médio | pt_BR |
Título: dc.title | CURSO NORMAL EM NÍVEL MÉDIO: UMA PROPOSTA DE DESIGN INSTRUCIONAL PARA A DISCIPLINA INTEGRAÇÃO DAS MÍDIAS E NOVAS TECNOLOGIAS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | CURSO NORMAL EM NÍVEL MÉDIO | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | INTEGRAÇÃO DAS MÍDIAS E NOVAS TECNOLOGIAS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Portal |
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