O ENSINO DA MATEMÁTICA A PARTIR DE UM TRABALHO INTERDISCIPLINAR NO OBEDUC

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) Paranaíba-MSpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilveira, Marlon max dos Santos-
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Raquel Marques Ribeiro dos-
Autor(es): dc.contributor.authorAraujo, Elson Luiz de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-03T15:45:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-03T15:45:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-
identificador: dc.identifier.otherprojeto-interdisciplinar-pipaspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/574903-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho apresenta as experiências advindas de um projeto multidisciplinar realizado em uma escola periférica, localizada no município de Paranaíba-MS no âmbito do programa Observatório da Educação/CAPES, “Observatório da violência nas escolas”, vinculado à Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. A Experiência contou com a participação dos professores das áreas de artes, língua portuguesa, matemática e física. O projeto surgiu da necessidade de desenvolver melhorias na aprendizagem das aulas de matemática. A princípio, os professores da escola foram convidados para participarem do projeto e da atividade lúdica inicial em que foi explorada a pesquisa e a construção de pipas. Em um primeiro momento foi explorado o filme o “O Caçador de Pipas” sobre as questões ligadas à violência no mundo e a necessidade da manutenção da paz. Os professores fizeram abordagens em suas disciplinas e áreas do conhecimento para a elaboração da atividade, o que possibilitou compreensão e apreensão dos conteúdos, em um contexto multidisciplinar, com envolvimento dos fatos históricos, culturais, identificação de figuras geométricas, plano de simetria, Teorema de Pitágoras, aplicações de cálculos de áreas, ângulos e perímetros. A realização dessa atividade lúdica tornou o ensino mais significativo, potencializou o aprendizado de conceitos interdisciplinares. Destacamos também a participação coletiva dos alunos durante o desenvolvimento das atividades nas quais a melhoria da relação interpessoal e de amizade entre os alunos e entre esses e os professores, com vistas a propiciar uma relação de respeito, cordialidade, afeto e de pertencimento à instituição escolar.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent312 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeAdobe PDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem lúdica. Indisciplina. Violência escolar.pt_BR
Título: dc.titleO ENSINO DA MATEMÁTICA A PARTIR DE UM TRABALHO INTERDISCIPLINAR NO OBEDUCpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseEducação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMatemática-Interdisciplinarpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons