Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) Paranaíba-MS | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silveira, Marlon max dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Raquel Marques Ribeiro dos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Araujo, Elson Luiz de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-09-03T15:45:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-09-03T15:45:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
identificador: dc.identifier.other | projeto-interdisciplinar-pipas | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/574903 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho apresenta as experiências advindas de um projeto multidisciplinar realizado em uma escola periférica, localizada no município de Paranaíba-MS no âmbito do programa Observatório da Educação/CAPES, “Observatório da violência nas escolas”, vinculado à Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. A Experiência contou com a participação dos professores das áreas de artes, língua portuguesa, matemática e física. O projeto surgiu da necessidade de desenvolver melhorias na aprendizagem das aulas de matemática. A princípio, os professores da escola foram convidados para participarem do projeto e da atividade lúdica inicial em que foi explorada a pesquisa e a construção de pipas. Em um primeiro momento foi explorado o filme o “O Caçador de Pipas” sobre as questões ligadas à violência no mundo e a necessidade da manutenção da paz. Os professores fizeram abordagens em suas disciplinas e áreas do conhecimento para a elaboração da atividade, o que possibilitou compreensão e apreensão dos conteúdos, em um contexto multidisciplinar, com envolvimento dos fatos históricos, culturais, identificação de figuras geométricas, plano de simetria, Teorema de Pitágoras, aplicações de cálculos de áreas, ângulos e perímetros. A realização dessa atividade lúdica tornou o ensino mais significativo, potencializou o aprendizado de conceitos interdisciplinares. Destacamos também a participação coletiva dos alunos durante o desenvolvimento das atividades nas quais a melhoria da relação interpessoal e de amizade entre os alunos e entre esses e os professores, com vistas a propiciar uma relação de respeito, cordialidade, afeto e de pertencimento à instituição escolar. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 312 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | Adobe PDF | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem lúdica. Indisciplina. Violência escolar. | pt_BR |
Título: dc.title | O ENSINO DA MATEMÁTICA A PARTIR DE UM TRABALHO INTERDISCIPLINAR NO OBEDUC | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Educação Básica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Matemática-Interdisciplinar | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
projeto-interdisciplinar-pipas.pdf | 312,8 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/574903/2/projeto-interdisciplinar-pipas.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons