Blog Altas Habilidades/Superdotação em Goiás

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Goiás - Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educaçãopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Ariovaldo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-03T01:10:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-03T01:10:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://altashabilidadessuperdotacaogoias.wordpress.com/-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/574873-
Resumo: dc.description.abstractO blog educativo “Altas Habilidades/Superdotação em Goiás” consiste em uma alternativa viável, prática e ao alcance de todos os professores e demais profissionais da do ensino na Educação Básica que desejam obter informações de fontes seguras, selecionadas a partir de livros, documentos legais e artigos na área e com a contribuição dos assuntos apontados pelas participantes da pesquisa durante o curso “Fundamentos em Altas Habilidades/Superdotação”. Por meio dos textos de apoio presentes no blog, os professores poderão identificar, com mais segurança e clareza, educandos que apresentem características de AH/S na Educação Básica. O referido blog foi produzido por meio do Sistema de Gerenciamento de Conteúdo WordPress e está disponível por meio do link: https://altashabilidadessuperdotacaogoias.wordpress.com/. Além dos textos de apoio, os professores poderão contar com um Formulário de indicação do educando com indicadores de Altas Habilidades/Superdotação vinculado ao blog, esse possibilitará aos professores a indicação do educando com indicadores de AH/S percebidos por ele ao usufruir dos textos presentes no blog. Importa destacar que os dados informados no formulário constituirão um banco de dados dos educandos com características de AH/S e ficará à disposição do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação de Goiás (NAAH/S-GO). São conteúdos dos textos de apoio contidos no Blog: (1) A legislação brasileira e as políticas públicas educacionais para a educação especial na perspectiva de educação inclusiva, especificamente, as que tratam das AH/S, seja no âmbito federal e/ou estadual (Goiás); (2) A história das AH/S em Goiás e do surgimento do NAAH/S-GO, bem como as ações desenvolvidas pelo núcleo em prol do atendimento ao educando com característica de superdotação, à sua família e aos professores; (3) A definição de AH/S e sua fundamentação teórica; (4) Os tipos de superdotação, de acordo com Renzulli (superdotação acadêmica e criativa-produtiva), e as características e/ou indicadores de superdotação apresentados pelos educandos com indicadores de superdotação; e (5) Os equívocos sobre AH/S que contribuem para que os professores deixem de perceber e indicar ao NAAH/S-GO educandos com indicadores de AH/S, reforçando sua invisibilidade escolar.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectIdentificaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAltas Habilidades/Superdotaçãopt_BR
Título: dc.titleBlog Altas Habilidades/Superdotação em Goiáspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado - Programa de Pós-Graduação Ensino na Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMetodologia de Ensino para Altas Habilidades/Superdotação na Educação Básicapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons