Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UFRPE | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, José Carlos Pereira dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-09-02T21:19:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-09-02T21:19:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-02 | - |
identificador: dc.identifier.other | EXPERIMENTAÇÃO VIRTUAL E O USO DE UM QUIZ COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ATOMÍSTICA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/574866 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Resumo Este trabalho consistiu na obtenção de um novo recurso metodológico de ensino de química aplicado no ensino de atomística nas séries iniciais do ensino médio: os experimentos virtuais. Os experimentos virtuais foram preparados em um ambiente de laboratório utilizando como ferramenta de avaliação um quiz, confeccionado com o uso da ferramenta Google Forms onde é possível a elaboração de questionários virtuais passíveis de compartilhamento aos estudantes por meios de links gerados a partir da criação do próprio formulário, onde, por meio do qual, é possível responder questões pertinentes ao tema exposto. E que pode fornecer dados quantitativos e também qualitativos, com respostas on-line, para avaliação e discussão do processo de ensino aprendizagem, pelo professor e estudante, gerados, a partir das respostas obtidas tornando-se um diferencial para essa proposta. As experimentações virtuais propõem ser um produto pedagógico que pode ser utilizado para o ensino de química nas Escolas e para um público maior, pois foi disponibilizada na plataforma da web, constituindo uma nova ferramenta digital para o ensino de química. Dentre as possibilidades pedagógicas nos processos de ensino e aprendizagem temos a utilização da web, que neste trabalho se dá pelo uso dos experimentos virtuais que traz algumas vantagens como redução de consumo de reagentes e de descarte de resíduos; ajuste na demanda de tempo para alguns processos químicos, o tempo didático e a periculosidade no uso de determinados materiais, além de não haver necessidade de auxiliares qualificados para desenvolvimento das atividades afins. Os experimentos podem ser facilmente acessíveis e revisitados pela utilização de um celular como ferramenta de interatividade, onde o estudante pode ter uma participação efetiva no processo de aprendizagem. Palavras-chave: Ensino de Atomística; Experimentação; Experimentos Virtuais; Interatividade; Séries Iniciais. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,33MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Atomística; Experimentação; Experimentos Virtuais; Interatividade; Séries Iniciais. | pt_BR |
Título: dc.title | EXPERIMENTAÇÃO VIRTUAL E O USO DE UM QUIZ COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ATOMÍSTICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | apresentação | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL NACIONAL EM QUÍMICA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | QUÍMICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Aula Digital |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: