EXPERIMENTAÇÃO VIRTUAL E O USO DE UM QUIZ COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ATOMÍSTICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUFRPEpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, José José Carlos Pereira dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-02T21:14:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-02T21:14:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-02-
identificador: dc.identifier.otherEXPERIMENTAÇÃO VIRTUAL E O USO DE UM QUIZ COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ATOMÍSTICApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/574865-
Resumo: dc.description.abstractResumo Este trabalho consiste na obtenção de um novo recurso metodológico de ensino de química aplicado no ensino de atomística nas séries iniciais do ensino médio: os experimentos virtuais. Os experimentos virtuais foram preparados em um ambiente de laboratório utilizando como ferramenta de avaliação um quiz, confeccionado com o uso da ferramenta Google Forms onde é possível a elaboração de questionários virtuais passíveis de compartilhamento aos estudantes por meios de links gerados a partir da criação do próprio formulário, onde, por meio do qual, é possível responder questões pertinentes ao tema exposto. E que pode fornecer dados quantitativos e também qualitativos, com respostas on-line, para avaliação e discussão do processo de ensino aprendizagem, pelo professor e estudante, gerados, a partir das respostas obtidas tornando-se um diferencial para essa proposta. As experimentações virtuais propõem ser um produto pedagógico que pode ser utilizado para o ensino de química nas Escolas e para um público maior, pois foi disponibilizada na plataforma da web, constituindo uma nova ferramenta digital para o ensino de química. Dentre as possibilidades pedagógicas nos processos de ensino e aprendizagem temos a utilização da web, que neste trabalho se dá pelo uso dos experimentos virtuais que traz algumas vantagens como redução de consumo de reagentes e de descarte de resíduos; ajuste na demanda de tempo para alguns processos químicos, o tempo didático e a periculosidade no uso de determinados materiais, além de não haver necessidade de auxiliares qualificados para desenvolvimento das atividades afins. Os experimentos podem ser facilmente acessíveis e revisitados pela utilização de um celular como ferramenta de interatividade, onde o estudante pode ter uma participação efetiva no processo de aprendizagem. Palavras-chave: Ensino de Atomística; Experimentação; Experimentos Virtuais; Interatividade; Séries Iniciais.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,33 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Atomísticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectExperimentaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectExperimentos Virtuais;pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInteratividade;pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSéries Iniciais.pt_BR
Título: dc.titleEXPERIMENTAÇÃO VIRTUAL E O USO DE UM QUIZ COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ATOMÍSTICApt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL NACIONAL EM QUÍMICApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineQUÍMICApt_BR
Aparece nas coleções:Aula Digital


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons