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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Goiás | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | FARIA, FRANCENEUZA SANTOS DE LIMA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | FARIA, VIVIANNE FLEURY DE | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-09-04T15:28:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-09-04T15:28:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-08-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://drive.google.com/file/d/1tF75rsOmSeJgkLxFCxOtox2Icde19rkA/view?usp=sharing | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/574862 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho apresenta uma investigação sobre a contribuição da prática docente como mediação na formação do jovem leitor do Ensino Médio em uma escola da rede estadual de Goiânia. Teve por objetivo averiguar como a leitura acontece no ambiente escolar, e assim observar como a mediação do professor de Língua Portuguesa pode contribuir para a formação crítica do leitor. A parte prática consistiu em uma pesquisa do tipo estudo de caso, com uma abordagem qualitativa. Sendo assim, acompanhou-se a rotina de uma professora de Língua Portuguesa no Ensino Médio e, mediante o estudo de documentos que regulamentam seu trabalho e de respostas a questionários, observou-se se a mediação docente pode realmente contribuir para a formação do gosto literário dos jovens leitores. A fundamentação teórica apresentada apoiou-se em reflexões de Candido (1972, 1989, 2002, 2004 e 2006), Todorov (2009), Bakhtin (1997 e 2006), Bourdieu (2007), Calvino (1993), Zilberman (1982, 2005, 2016), Bosi (2002, 2003), Failla (2012,), Kleiman (1996), Lenoir (1999) e D’Ávila 2002), entre outros, além dos documentos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs, 2002) e Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCPEM, 2006). Os resultados desta pesquisa indicam que a leitura literária sob a mediação de um professor pode não ser a única maneira de formar leitores, mas contribui, de fato, para a constituição de leitores críticos na escola e demonstram a importância da mediação docente para atingir esse objetivo, principalmente se essa mediação se realizar por meio de atividades motivadoras que partam da criatividade tanto por parte do professor quanto por parte dos alunos e que levem em conta o “capital cultural” (BOURDIEU, 2007) de ambos. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura literária | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Professor | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Jovem leitor | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Mediação | pt_BR |
Título: dc.title | MEDIAÇÃO DA LEITURA LITERÁRIA E PRÁTICA DOCENTE NA FORMAÇÃO DO JOVEM LEITOR | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
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