A produção e o uso de um aplicativo como recurso tecnológico educacional no ensino de química

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS INSTITUTO DE QUÍMICA E BIOTECNOLOGIA PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM QUÍMICA EM REDE NACIONALpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAZEVEDO, E.M.-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-02T22:42:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-02T22:42:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-02-
identificador: dc.identifier.otherA produção e o uso de um aplicativo como recurso tecnológico educacional no ensino de químicapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/574847-
Resumo: dc.description.abstractNo atual cenário do ensino brasileiro, onde boa parte dos sujeitos alunos tem acesso a um grande acervo digital, os professores, através de sua prática docente, se sentem cada vez mais desafiados a atender as perspectivas desses sujeitos, inseridos na chamada geração tecnológica. Buscando aliar a prática docente ao uso de ferramentas como recursos tecnológicos educacionais, este trabalho objetiva contribuir no processo de ensinoaprendizagem de alunos de 1ºs anos do Ensino Médio de duas Escolas, uma da Rede Federal e uma da Rede Estadual do Município de Maceió, com a produção e o uso de um aplicativo de Química, denominado QUIMILOL. O percurso metodológico consistiu na delimitação do perfil do público participante, seguida da instrução do uso dos aplicativos Socrative e Plickers, utilizados na coleta de dados através dos questionários em sala. Na sequência, o aplicativo QUIMILOL, abordando o diagrama de Linus Pauling como recorte da atomística, mais especificamente sobre a distribuição eletrônica dos subníveis, em espécies químicas neutras e iônicas, foi testado e avaliado, tanto pelos discentes, quanto por docentes de química convidados. Em relação à avaliação do aplicativo QUIMILOL, utilizou-se os mesmos procedimentos da coleta de dados realizados com os aplicativos Socrative e Plickers. Após sua avaliação, foi possível constatar que 90% dos sujeitos da pesquisa consideraram o aplicativo QUIMILOL de fácil manuseio, o que colabora com a eficiência do recurso utilizado na construção do conhecimento acerca do conteúdo trabalhado, cumprindo, assim, tal propósito como recurso educacional produzido. Além de ser considerado de fácil manuseio, o aplicativo, potencializou o conhecimento acerca do conteúdo de distribuição eletrônica, bem como facilitou a distribuição eletrônica dos elementos químicos. Em relação ao uso do aplicativo, 90% dos participantes consideraram o aplicativo QUIMILOL um recurso educacional que proporcionou um maior estímulo para participação em sala de aula e 82% dos alunos afirmaram que usariam outro Objeto de Aprendizagem, por se tratar de um recurso tecnológico facilitador do processo de aprendizagem. Quando testado e avaliado por docentes de química do Instituto Federal de Alagoas – IFAL, o aplicativo teve uma boa aceitação e foi considerado eficiente como recurso educacional ao qual se propõe. Espera-se, dessa forma, que esse recurso educacional favoreça e potencialize o ensino de química, inspirando a divulgação de outras propostas educacionais, aliadas às tecnologias educacionais existentes.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,02 MB(1.066.921 Bytes)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAplicativo.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de química.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRecurso Tecnológico Educacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectQuimilol - Interface de programas aplicativos(Software)pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia e educaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
Título: dc.titleA produção e o uso de um aplicativo como recurso tecnológico educacional no ensino de químicapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typesoftwarept_BR
Tipo de arquivo: dc.typeaplicativo móvelpt_BR
Curso: dc.subject.courseQuímicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineLP1- NOVAS TECNOLOGIAS E COMUNICAÇÃOpt_BR
Aparece nas coleções:Aplicativos Móveis


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons