Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS INSTITUTO DE QUÍMICA E BIOTECNOLOGIA PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM QUÍMICA EM REDE NACIONAL | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | AZEVEDO, E.M. | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-09-02T22:42:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-09-02T22:42:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-02 | - |
identificador: dc.identifier.other | A produção e o uso de um aplicativo como recurso tecnológico educacional no ensino de química | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/574847 | - |
Resumo: dc.description.abstract | No atual cenário do ensino brasileiro, onde boa parte dos sujeitos alunos tem acesso a um grande acervo digital, os professores, através de sua prática docente, se sentem cada vez mais desafiados a atender as perspectivas desses sujeitos, inseridos na chamada geração tecnológica. Buscando aliar a prática docente ao uso de ferramentas como recursos tecnológicos educacionais, este trabalho objetiva contribuir no processo de ensinoaprendizagem de alunos de 1ºs anos do Ensino Médio de duas Escolas, uma da Rede Federal e uma da Rede Estadual do Município de Maceió, com a produção e o uso de um aplicativo de Química, denominado QUIMILOL. O percurso metodológico consistiu na delimitação do perfil do público participante, seguida da instrução do uso dos aplicativos Socrative e Plickers, utilizados na coleta de dados através dos questionários em sala. Na sequência, o aplicativo QUIMILOL, abordando o diagrama de Linus Pauling como recorte da atomística, mais especificamente sobre a distribuição eletrônica dos subníveis, em espécies químicas neutras e iônicas, foi testado e avaliado, tanto pelos discentes, quanto por docentes de química convidados. Em relação à avaliação do aplicativo QUIMILOL, utilizou-se os mesmos procedimentos da coleta de dados realizados com os aplicativos Socrative e Plickers. Após sua avaliação, foi possível constatar que 90% dos sujeitos da pesquisa consideraram o aplicativo QUIMILOL de fácil manuseio, o que colabora com a eficiência do recurso utilizado na construção do conhecimento acerca do conteúdo trabalhado, cumprindo, assim, tal propósito como recurso educacional produzido. Além de ser considerado de fácil manuseio, o aplicativo, potencializou o conhecimento acerca do conteúdo de distribuição eletrônica, bem como facilitou a distribuição eletrônica dos elementos químicos. Em relação ao uso do aplicativo, 90% dos participantes consideraram o aplicativo QUIMILOL um recurso educacional que proporcionou um maior estímulo para participação em sala de aula e 82% dos alunos afirmaram que usariam outro Objeto de Aprendizagem, por se tratar de um recurso tecnológico facilitador do processo de aprendizagem. Quando testado e avaliado por docentes de química do Instituto Federal de Alagoas – IFAL, o aplicativo teve uma boa aceitação e foi considerado eficiente como recurso educacional ao qual se propõe. Espera-se, dessa forma, que esse recurso educacional favoreça e potencialize o ensino de química, inspirando a divulgação de outras propostas educacionais, aliadas às tecnologias educacionais existentes. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,02 MB(1.066.921 Bytes) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Aplicativo. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de química. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Recurso Tecnológico Educacional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Quimilol - Interface de programas aplicativos(Software) | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia e educação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Química - Estudo e ensino | pt_BR |
Título: dc.title | A produção e o uso de um aplicativo como recurso tecnológico educacional no ensino de química | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | software | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | aplicativo móvel | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Química | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | LP1- NOVAS TECNOLOGIAS E COMUNICAÇÃO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Aplicativos Móveis |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PRODUTO EDUCACIONAL DO PROFQUI 2019.pdf | 1,04 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/574847/2/PRODUTO EDUCACIONAL DO PROFQUI 2019.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons