Trilhando caminhos no trabalho do assistente de alunos: possibilidades de interlocução.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Amazonaspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Rosenira Monteiro da Costa-
Autor(es): dc.contributor.authorSalazar, Deuzilene Marques-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-02T21:40:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-02T21:40:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-18-
identificador: dc.identifier.otherURL: http://www2.ifam.edu.br/profeptpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/574845-
Resumo: dc.description.abstractA Cartilha Digital “Trilhando caminhos no trabalho do Assistente de alunos: algumas interlocuções” é resultado da pesquisa intitulada: “Assistente de alunos: quem são esses profissionais que atuam na Educação Profissional Técnica de Nível Médio? ”, vinculada à linha de pesquisa “Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos em EPT”, do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT). A Cartilha pretende contribuir com o trabalho educativo dos Assistentes de Alunos junto aos jovens e adolescentes da educação profissional técnica de nível médio na modalidade integrada. O produto educacional teve origem nos resultados oriundos da dissertação que, dentre outras evidências, indicou a necessidade de apresentar os fundamentos conceituais do ensino médio integrado e algumas possibilidades de atividades educativas que sejam integradoras do trabalho docente e pedagógico da instituição educacional. A avaliação do produto educacional teve a colaboração dos Assistentes de Alunos, participantes da pesquisa da qual resultou a dissertação, com base nas respostas ao questionário constituído por questões objetivas e disponibilizado em plataforma digital, em razão da pandemia da Covid-19. Pretende-se com este produto promover reflexões sobre as ações educativas desenvolvidas pelos Assistentes de Alunos e, assim, contribuir com sua função social como trabalhadores da e na educação por meio da cooperação e colaboração com a Equipe Pedagógica. Como uma contribuição pedagógica, indica caminhos quanto à assistência e orientação desses profissionais aos discentes no aspecto da disciplina, do lazer, da segurança, da saúde e do compromisso das atividades acadêmicas dos jovens e adolescentes na Educação Profissional Técnica de Nível Médio. O impacto potencial desse produto prevê a apropriação pelos Assistentes de Alunos dos fundamentos do ensino médio integrado, bem como fomentar a discussão e elaboração de atividades educativas para serem incorporadas ao Planejamento Pedagógico do Curso. PALAVRAS-CHAVE: Assistente de Alunos. Ensino Médio Integrado. Cartilha Digital.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectPALAVRAS-CHAVE: Assistente de Alunos. Ensino Médio Integrado. Cartilha Digital.pt_BR
Título: dc.titleTrilhando caminhos no trabalho do assistente de alunos: possibilidades de interlocução.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeáudiopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeapresentaçãopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeimagempt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Educação Profissional e Tecnológica em rede Nacionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação “Assistente de alunos: quem são esses profissionais que atuam na Educação Profissional Técnica de Nível Médio?pt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons