CADERNO DE MEMÓRIAS: DEBATES, PROPOSIÇÕES E TENSÕES NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE CURRÍCULOS INTEGRADOS NO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA, CÂMPUS CHAPECÓ

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federai de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarinapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBelchior, Izac de Souza-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Adriano Larentes da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-01T13:22:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-01T13:22:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-01-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacionalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/574744-
Resumo: dc.description.abstractO Produto Educacional desenvolvido junto ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT/IFSC) buscou mostrar a síntese dos debates realizados, entre março e dezembro de 2019, pelos Grupos de Trabalho – GTs, designados para a reformulação do Curso Técnico Integrado em Informática e a implantação do Curso Técnico Integrado em Sistemas de Energia Renovável, ambos no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) – Câmpus Chapecó. O Caderno de Memórias surge, nos seus aspectos metodológicos, a partir da participação direta e indireta das reuniões dos GTs, no IFSC – Câmpus Chapecó, onde foram feitas anotações e gravações das falas dos participantes de acordo com as pautas previamente encaminhadas. O Caderno de Memórias está divido em 21 tópicos, dispostos na ordem cronológica das reuniões realizadas pelos GTs sobre temas diversos, como normativas para o ensino médio integrado, infraestrutura, carga horária docente, oferta e duração dos cursos técnicos integrados, reformulação e organização curricular,dentre outros. De maneira mais específica, buscou-se privilegiar informações que trataram do currículo integrado com foco no núcleo politécnico comum e nos itinerários formativos no contexto do ensino médio integrado do IFSC – Câmpus Chapecó. No que tange, o núcleo politécnico comum foi observado que está estruturado na matriz curricular do ensino médio integrado do IFSC – Câmpus Chapecó, em etapas (inicial, intermediária e final) que acompanham todo o itinerário formativo. Na concepção de currículo integrado, o núcleo politécnico comum se apresenta como conceito filosófico, instrumento metodológico e práxis pedagógica que compreende os fundamentos científicos, sociais, organizacionais, econômicos, políticos, culturais, ambientais, estéticos e éticos, materializado de forma transversal por todo o itinerário formativo desta instituição de ensino, a partir das Oficinas de Integração e dos demais componentes curriculares interdisciplinares. Diante da pesquisa realizada e do produto educacional elaborado, é possível indicar três conclusões que estão organicamente relacionadas: primeira, o ensino médio integrado, oferecido pelo Instituto Federal de Santa Catarina - Câmpus Chapecó,tem suas bases pedagógicas pautadas no currículo integrado, que foi construído de forma coletiva, democrática e dialética, com a representatividade dos sujeitos que compõem essa instituição de ensino; segunda, a necessidade de continuar avançando na práxis pedagógica do núcleo politécnico comum como estratégia integrada einterdisciplinar que, potencialmente, poderá tornar a integração curricular de cursos técnicos de eixos tecnológicos distintos mais estreita, contudo, conservando sua identidade; terceira, os itinerários formativos que foram propostos pelos GTs nas novas matrizes curriculares dos cursos do ensino médio integrado permitem vislumbrar um horizonte com múltiplas possibilidades para o estudante, além de contribuir para uma formação humana omnilateral. Ressalta-se que o ensino médio integrado deve ser visto por todos como conquista de lutas pretéritas de trabalhadores da educação, e não como concessão ou benefício dado à classe trabalhadora. Defendê-lo é ato de luta e resistência contra os atores hegemônicos do modo de produção capitalista. É preciso seguir em frente nessa travessia rumo à politecnia. Por fim, esperamos que o Caderno de Memórias sirva como fonte de pesquisa para estudos futuros relacionados à temática e para outras áreas afins.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent154,3 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype.pdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectCaderno de Memóriaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectNúcleo Politécnico Comumpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo Integradopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInstituto Federal de Santa Catarinapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectItinerários Formativospt_BR
Título: dc.titleCADERNO DE MEMÓRIAS: DEBATES, PROPOSIÇÕES E TENSÕES NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE CURRÍCULOS INTEGRADOS NO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA, CÂMPUS CHAPECÓpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de Mestradopt_BR
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Arquivos associados:
PE150,72 MBUnknown/bitstream/capes/574744/2/PEDownload

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