Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | BARREIRA, Jonas | - |
Autor(es): dc.contributor.author | MANFREDO, Elizabeth | - |
Autor(es): dc.contributor.author | BICHO, Sávio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-09-01T12:23:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-09-01T12:23:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-28 | - |
identificador: dc.identifier.other | GUIA PEDAGÓGICO PARA PROFESSORES(AS) QUE ENSINAM MATEMÁTICA EM ESCOLAS DO CAMPO: Ensinar e aprender por meio da resolução de problemas | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/574743 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A experiência acumulada por mais de dez anos de profissão docente nos anos inicias do ensino fundamental, especialmente com estudantes do de 5º ano em escolas do campo, possibilitou a concepção deste produto educacional para professores(as) atuantes ou que poderão atuar nesse nível da educação brasileira. Os percalços enfrentados nesse caminhar, bem como as dificuldades de professores(as) que ensinam matemática no contexto do campo foram pensados e problematizados com vistas a oferecer uma proposta de ensino capaz de despertar nos estudantes o desejo de aprender matemática por meio da resolução de problemas. Nessa direção, pensou-se e desenvolveu-se uma proposta de ensino com uma turma de 5º ano de ensino fundamental de uma escola do campo, do interior do estado do Pará. Neste guia, é compartilhado um pouco da experiência desenvolvida e aprendizados correspondentes ao longo dessa caminhada. Houve atenção em descrever detalhadamente as atividades e propostas, combinadas com reflexões acerca das estratégias dos estudantes participantes. É desejável que este material seja útil à mobilização de um outro olhar docente, servindo como uma sugestão inicial que poderá ser ampliada e recriada. Dessa maneira, os professores poderão produzir novas ideias adaptando-as às suas necessidades e singularidades bem como realizar reflexões que possam contribuir com sua própria prática. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,2Mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Título: dc.title | GUIA PEDAGÓGICO PARA PROFESSORES(AS) QUE ENSINAM MATEMÁTICA EM ESCOLAS DO CAMPO: Ensinar e aprender por meio da resolução de problemas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Educação Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
BARREIRA, Jonas Souza, (2020) - PRODUÇÃO TECNICA.pdf | 1.05 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/574743/2/BARREIRA, Jonas Souza, (2020) - PRODUÇÃO TECNICA.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons