GUIA PEDAGÓGICO PARA PROFESSORES(AS) QUE ENSINAM MATEMÁTICA EM ESCOLAS DO CAMPO: Ensinar e aprender por meio da resolução de problemas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBARREIRA, Jonas-
Autor(es): dc.contributor.authorMANFREDO, Elizabeth-
Autor(es): dc.contributor.authorBICHO, Sávio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-01T12:23:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-01T12:23:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-28-
identificador: dc.identifier.otherGUIA PEDAGÓGICO PARA PROFESSORES(AS) QUE ENSINAM MATEMÁTICA EM ESCOLAS DO CAMPO: Ensinar e aprender por meio da resolução de problemaspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/574743-
Resumo: dc.description.abstractA experiência acumulada por mais de dez anos de profissão docente nos anos inicias do ensino fundamental, especialmente com estudantes do de 5º ano em escolas do campo, possibilitou a concepção deste produto educacional para professores(as) atuantes ou que poderão atuar nesse nível da educação brasileira. Os percalços enfrentados nesse caminhar, bem como as dificuldades de professores(as) que ensinam matemática no contexto do campo foram pensados e problematizados com vistas a oferecer uma proposta de ensino capaz de despertar nos estudantes o desejo de aprender matemática por meio da resolução de problemas. Nessa direção, pensou-se e desenvolveu-se uma proposta de ensino com uma turma de 5º ano de ensino fundamental de uma escola do campo, do interior do estado do Pará. Neste guia, é compartilhado um pouco da experiência desenvolvida e aprendizados correspondentes ao longo dessa caminhada. Houve atenção em descrever detalhadamente as atividades e propostas, combinadas com reflexões acerca das estratégias dos estudantes participantes. É desejável que este material seja útil à mobilização de um outro olhar docente, servindo como uma sugestão inicial que poderá ser ampliada e recriada. Dessa maneira, os professores poderão produzir novas ideias adaptando-as às suas necessidades e singularidades bem como realizar reflexões que possam contribuir com sua própria prática.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,2Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Título: dc.titleGUIA PEDAGÓGICO PARA PROFESSORES(AS) QUE ENSINAM MATEMÁTICA EM ESCOLAS DO CAMPO: Ensinar e aprender por meio da resolução de problemaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEducação Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons