Direitos Humanos no Ensino de Sociologia: uma análise comparativa dos livros didáticos aprovados no PNLD 2018

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFundação Joaquim Nabuco/ ProfSociopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Viviane de Albuquerque-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-08-31T18:07:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-08-31T18:07:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-26-
identificador: dc.identifier.otherDissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/574710-
Resumo: dc.description.abstractO presente estudo tem por objetivo verificar em que medida os conteúdos de direitos humanos são tratados nos livros didáticos de Sociologia aprovados no Programa Nacional do Livro Didático - PNLD 2018, em atendimento à Resolução CNE nº 1, de 30 de maio de 2012, que propõe a inclusão dos direitos humanos no Ensino Básico como conteúdo misto, transversal ou conteúdo específico das disciplinas. Para alcançar essa pretensão, tendo em vista os instrumentos e diretrizes que orientam o componente curricular de Sociologia no Ensino Médio e uma Educação em Direitos Humanos, será realizada uma análise comparativa entre as obras didáticas a partir de três recortes metodológicos: temas, teorias e conceitos. A base teórica utilizada apoia-se, com destaque, na concepção defendida por Stephen J. Ball sobre a possibilidade de produção de discursos híbridos como uma das principais características da interdisciplinaridade. Para tanto, inicialmente, são contextualizados os Direitos Humanos e sua importância para o pensamento sociológico para, em seguida, ser discutida a intermitência do currículo de Sociologia e seus impactos na definição de conteúdos de Direitos Humanos. Destaca-se, por fim, as diferentes abordagens dadas aos conteúdos de Direitos Humanos nos livros didáticos de Sociologia aprovados no PNLD 2018, evidenciando seus limites e possibilidades no currículo escolar do Ensino Médio.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent250 Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectSociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDireitos Humanospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLivro didáticopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCurrículopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPNLD 2018pt_BR
Título: dc.titleDireitos Humanos no Ensino de Sociologia: uma análise comparativa dos livros didáticos aprovados no PNLD 2018pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons