Caderno de Memórias: debates, proposições e tensões no processo de construção de currículos integrados no Instituto Federal de Santa Catarina, Câmpus Chapecó

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Santa Catarinapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorIzac de Sousa Belchior, Adriano Larentes da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-08-31T19:14:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-08-31T19:14:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-31-
identificador: dc.identifier.otherCaderno de Memóriaspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/574694-
Resumo: dc.description.abstractO Produto Educacional, desenvolvido junto ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT/IFSC), buscou mostrar a síntese dos debates realizados, entre março e dezembro de 2019, pelos Grupos de Trabalho – GTs, designados para a reformulação do Curso Técnico Integrado em Informática e a implantação do Curso Técnico Integrado em Sistemas de Energia Renovável, ambos no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) – Câmpus Chapecó. O Caderno de Memórias surge, nos seus aspectos metodológicos, a partir da participação direta e indireta das reuniões dos GTs, no IFSC – Câmpus Chapecó, onde foram feitas anotações e gravações das falas dos participantes de acordo com as pautas previamente encaminhadas. O Caderno de Memórias está divido em 21 tópicos, dispostos na ordem cronológica das reuniões realizadas pelos GTs sobre temas diversos, como normativas para o ensino médio integrado, infraestrutura, carga horária docente, oferta e duração dos cursos técnicos integrados, reformulação e organização curricular, dentre outros. De maneira mais específica, buscou-se privilegiar informações que trataram do currículo integrado com foco no núcleo politécnico comum e nos itinerários formativos no contexto do ensino médio integrado do IFSC – Câmpus Chapecó. No que tange, o núcleo politécnico comum foi observado que está estruturado na matriz curricular do ensino médio integrado do IFSC – Câmpus Chapecó, em etapas (inicial, intermediária e final) que acompanham todo o itinerário formativo. Na concepção de currículo integrado, o núcleo politécnico comum se apresenta como conceito filosófico, instrumento metodológico e práxis pedagógica que compreende os fundamentos científicos, sociais, organizacionais, econômicos, políticos, culturais, ambientais, estéticos e éticos, materializado de forma transversal por todo o itinerário formativo desta instituição de ensino, a partir das Oficinas de Integração e dos demais componentes curriculares interdisciplinares. Diante da pesquisa realizada e do produto educacional elaborado, é possível indicar três conclusões que estão organicamente relacionadas: primeira, o ensino médio integrado, oferecido pelo Instituto Federal de Santa Catarina - Câmpus Chapecó, tem suas bases pedagógicas pautadas no currículo integrado, que foi construído de forma coletiva, democrática e dialética, com a representatividade dos sujeitos que compõem essa instituição de ensino; segunda, a necessidade de continuar avançando na práxis pedagógica do núcleo politécnico comum como estratégia integrada e interdisciplinar que, potencialmente, poderá tornar a integração curricular de cursos técnicos de eixos tecnológicos distintos mais estreita, contudo, conservando sua identidade; terceira, os itinerários formativos que foram propostos pelos GTs nas novas matrizes curriculares dos cursos do ensino médio integrado permitem vislumbrar um horizonte com múltiplas possibilidades para o estudante, além de contribuir para uma formação humana omnilateral. Ressalta-se que o ensino médio integrado deve ser visto por todos como conquista de lutas pretéritas de trabalhadores da educação, e não como concessão ou benefício dado à classe trabalhadora. Defendê-lo é ato de luta e resistência contra os atores hegemônicos do modo de produção capitalista. É preciso seguir em frente nessa travessia rumo à politecnia. Por fim, esperamos que o Caderno de Memórias sirva como fonte de pesquisa para estudos futuros relacionados à temática e para outras áreas afins.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent81ppt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectCaderno de Memórias. Currículo Integrado. Núcleo Politécnico Comum. Itinerários Formativos. Grupos de Trabalho. IFSC.pt_BR
Título: dc.titleCaderno de Memórias: debates, proposições e tensões no processo de construção de currículos integrados no Instituto Federal de Santa Catarina, Câmpus Chapecópt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Redept_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEnsino/Educaçãopt_BR
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