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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Santa Catarina | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Izac de Sousa Belchior, Adriano Larentes da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-08-31T19:14:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-08-31T19:14:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-31 | - |
identificador: dc.identifier.other | Caderno de Memórias | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/574694 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O Produto Educacional, desenvolvido junto ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT/IFSC), buscou mostrar a síntese dos debates realizados, entre março e dezembro de 2019, pelos Grupos de Trabalho – GTs, designados para a reformulação do Curso Técnico Integrado em Informática e a implantação do Curso Técnico Integrado em Sistemas de Energia Renovável, ambos no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) – Câmpus Chapecó. O Caderno de Memórias surge, nos seus aspectos metodológicos, a partir da participação direta e indireta das reuniões dos GTs, no IFSC – Câmpus Chapecó, onde foram feitas anotações e gravações das falas dos participantes de acordo com as pautas previamente encaminhadas. O Caderno de Memórias está divido em 21 tópicos, dispostos na ordem cronológica das reuniões realizadas pelos GTs sobre temas diversos, como normativas para o ensino médio integrado, infraestrutura, carga horária docente, oferta e duração dos cursos técnicos integrados, reformulação e organização curricular, dentre outros. De maneira mais específica, buscou-se privilegiar informações que trataram do currículo integrado com foco no núcleo politécnico comum e nos itinerários formativos no contexto do ensino médio integrado do IFSC – Câmpus Chapecó. No que tange, o núcleo politécnico comum foi observado que está estruturado na matriz curricular do ensino médio integrado do IFSC – Câmpus Chapecó, em etapas (inicial, intermediária e final) que acompanham todo o itinerário formativo. Na concepção de currículo integrado, o núcleo politécnico comum se apresenta como conceito filosófico, instrumento metodológico e práxis pedagógica que compreende os fundamentos científicos, sociais, organizacionais, econômicos, políticos, culturais, ambientais, estéticos e éticos, materializado de forma transversal por todo o itinerário formativo desta instituição de ensino, a partir das Oficinas de Integração e dos demais componentes curriculares interdisciplinares. Diante da pesquisa realizada e do produto educacional elaborado, é possível indicar três conclusões que estão organicamente relacionadas: primeira, o ensino médio integrado, oferecido pelo Instituto Federal de Santa Catarina - Câmpus Chapecó, tem suas bases pedagógicas pautadas no currículo integrado, que foi construído de forma coletiva, democrática e dialética, com a representatividade dos sujeitos que compõem essa instituição de ensino; segunda, a necessidade de continuar avançando na práxis pedagógica do núcleo politécnico comum como estratégia integrada e interdisciplinar que, potencialmente, poderá tornar a integração curricular de cursos técnicos de eixos tecnológicos distintos mais estreita, contudo, conservando sua identidade; terceira, os itinerários formativos que foram propostos pelos GTs nas novas matrizes curriculares dos cursos do ensino médio integrado permitem vislumbrar um horizonte com múltiplas possibilidades para o estudante, além de contribuir para uma formação humana omnilateral. Ressalta-se que o ensino médio integrado deve ser visto por todos como conquista de lutas pretéritas de trabalhadores da educação, e não como concessão ou benefício dado à classe trabalhadora. Defendê-lo é ato de luta e resistência contra os atores hegemônicos do modo de produção capitalista. É preciso seguir em frente nessa travessia rumo à politecnia. Por fim, esperamos que o Caderno de Memórias sirva como fonte de pesquisa para estudos futuros relacionados à temática e para outras áreas afins. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 81p | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Caderno de Memórias. Currículo Integrado. Núcleo Politécnico Comum. Itinerários Formativos. Grupos de Trabalho. IFSC. | pt_BR |
Título: dc.title | Caderno de Memórias: debates, proposições e tensões no processo de construção de currículos integrados no Instituto Federal de Santa Catarina, Câmpus Chapecó | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Ensino/Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
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Caderno-Memorias-IZAC-versão final.pdf | Caderno de Memórias | 1,82 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/574694/2/Caderno-Memorias-IZAC-versão final.pdfDownload |
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