RPG Medievo Ibérico: a interpretação de papéis como uma estratégia para o ensino de Idade Média no ensino fundamental.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Santa Catarinapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFreitas, Juliana de Almeida-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-08-29T21:38:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-08-29T21:38:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherRPG Medievo Ibérico: a interpretação de papéis como uma estratégia para o ensino de Idade Média no ensino fundamental. FLORIANÓPOLIS, JULHOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/574689-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação apresenta os passos da construção do jogo de RPG Medievo Ibérico, desenvolvido para a abordagem do conteúdo de idade média com os alunos do sétimo ano do ensino fundamental. O jogo se passa no califado de Córdoba na segunda metade do século X, tendo como foco a biblioteca do califa Al-Hakan II e sua relação com diferentes bibliotecas nas regiões banhadas pelo mar Mediterrâneo. Reunidos em pequenos grupos os alunos receberão missões para trazer à biblioteca novos manuscritos selecionados por Lubna, bibliotecária do califa e importante intelectual do período. Como apoio ao professor e ao desenrolar das missões, foi construído um banco de dados com diversas fontes onde os estudantes poderão encontrar soluções para as dificuldades do jogo. Este RPG apresenta uma estrutura clássica onde o professor, representando Lubna, será o mestre da narrativa, as ações dos alunos/personagens serão medidas pele rolar de dois dados de seis lados, e as missões e atividades mais complexas serão realizadas pelos alunos em casa. Ao longo dos capítulos desta dissertação está o processo teórico da construção do jogo, desde as discussões sobre o uso pedagógico dos jogos e outras mídias em sala de aula, até o diálogo com as produções historiográficas sobre a temática do jogo. Esta dissertação não se propõe a ser um modelo a ser reproduzido pelo professor, mas um conjunto de possibilidades para a abordagem do medievo no ensino fundamental.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfhistória, RPG – Medievo Ibérico – Ensino de História – Islamismopt_BR
Título: dc.titleRPG Medievo Ibérico: a interpretação de papéis como uma estratégia para o ensino de Idade Média no ensino fundamental.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons