UMA PROPOSTA METODOLÓGICA HÍBRIDA DE HISTOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR

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Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOASpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFÉLIX, Viviane-
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, Ivanderson-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-08-29T17:03:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-08-29T17:03:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-29-
identificador: dc.identifier.otherUMA PROPOSTA METODOLÓGICA HÍBRIDA DE HISTOLOGIA NO ENSINO SUPERIORpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/574686-
Resumo: dc.description.abstractA proposta metodológica híbrida ora apresentada é fruto da dissertação "Seminários virtuais assíncronos de histologia: análise de uma pesquisa-formação em um curso superior de enfermagem de Alagoas". Corresponde a uma metodologia ativa, haja vista que foi planejada com o intuito de possibilitar aos estudantes assumir o papel de protagonista na construção do seu saber. Entretanto, também pode ser considerada como uma prática inovadora, uma vez que nos utilizamos das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) com objetivos bem definidos: incentivar o aluno a ser autônomo, porém respeitando os seus limites; e tornar as aulas de Histologia mais interativas, pautadas numa relação dialógica em que todos pudessem se expressar e colaborar entre si, tão necessária nos dias atuais. Ademais, como a docente-pesquisadora-interventora era recém-inclusa digital e cibercultural, optou por um modelo híbrido de ensino, a sala de aula invertida. Contudo, não a trabalhamos sob uma perspectiva reducionista, ou seja, colocando os alunos para assistirem vídeos antes e realizarem atividades presenciais depois. Optamos por um alcance maior na inversão, que é obtido quando combinado com algumas dimensões da personalização/individualização, como a autonomia e a flexibilização. Sendo assim, engajamos os educandos do1º ano do curso de Enfermagem de uma Universidade em Alagoas em uma atividade de docência online, isto é, apresentação de doenças do tecido conjuntivo, mas em um ambiente virtual de aprendizagem (AVA), o Fórum de discussão do Moodle de uma Instituição de Ensino Superior (IES). Então, por meio da curadoria da professora-pesquisadora-interventora, realizada principalmente de forma presencial, mas também virtualmente, instruiu-se os estudantes sobre os aspectos principais do novo paradigma comunicacional que eles iriam protagonizar durante a execução dos seminários virtuais assíncronos, o de uma educação do tipo todos-todos, própria da Educação online. O resultado foi inspirador. No que tange aos discentes, promoveu o protagonismo deles, uma vez que houve o desenvolvimento de sua capacidade autônoma, estímulo à sua criatividade, incentivo a pesquisa, interação e colaboração em sala de aula, além de dar voz a eles. No que tange a docente-pesquisadora, a contribuição mais significativa foi possibilitar a sua mudança de paradigma.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent8,24MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Híbrido. Histologia. Educação Online. Seminários Virtuais.pt_BR
Título: dc.titleUMA PROPOSTA METODOLÓGICA HÍBRIDA DE HISTOLOGIA NO ENSINO SUPERIORpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO (DISSERTAÇÃO)pt_BR
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