Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | FÉLIX, Viviane | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, Ivanderson | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-08-29T17:03:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-08-29T17:03:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-29 | - |
identificador: dc.identifier.other | UMA PROPOSTA METODOLÓGICA HÍBRIDA DE HISTOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/574686 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A proposta metodológica híbrida ora apresentada é fruto da dissertação "Seminários virtuais assíncronos de histologia: análise de uma pesquisa-formação em um curso superior de enfermagem de Alagoas". Corresponde a uma metodologia ativa, haja vista que foi planejada com o intuito de possibilitar aos estudantes assumir o papel de protagonista na construção do seu saber. Entretanto, também pode ser considerada como uma prática inovadora, uma vez que nos utilizamos das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) com objetivos bem definidos: incentivar o aluno a ser autônomo, porém respeitando os seus limites; e tornar as aulas de Histologia mais interativas, pautadas numa relação dialógica em que todos pudessem se expressar e colaborar entre si, tão necessária nos dias atuais. Ademais, como a docente-pesquisadora-interventora era recém-inclusa digital e cibercultural, optou por um modelo híbrido de ensino, a sala de aula invertida. Contudo, não a trabalhamos sob uma perspectiva reducionista, ou seja, colocando os alunos para assistirem vídeos antes e realizarem atividades presenciais depois. Optamos por um alcance maior na inversão, que é obtido quando combinado com algumas dimensões da personalização/individualização, como a autonomia e a flexibilização. Sendo assim, engajamos os educandos do1º ano do curso de Enfermagem de uma Universidade em Alagoas em uma atividade de docência online, isto é, apresentação de doenças do tecido conjuntivo, mas em um ambiente virtual de aprendizagem (AVA), o Fórum de discussão do Moodle de uma Instituição de Ensino Superior (IES). Então, por meio da curadoria da professora-pesquisadora-interventora, realizada principalmente de forma presencial, mas também virtualmente, instruiu-se os estudantes sobre os aspectos principais do novo paradigma comunicacional que eles iriam protagonizar durante a execução dos seminários virtuais assíncronos, o de uma educação do tipo todos-todos, própria da Educação online. O resultado foi inspirador. No que tange aos discentes, promoveu o protagonismo deles, uma vez que houve o desenvolvimento de sua capacidade autônoma, estímulo à sua criatividade, incentivo a pesquisa, interação e colaboração em sala de aula, além de dar voz a eles. No que tange a docente-pesquisadora, a contribuição mais significativa foi possibilitar a sua mudança de paradigma. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 8,24MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Híbrido. Histologia. Educação Online. Seminários Virtuais. | pt_BR |
Título: dc.title | UMA PROPOSTA METODOLÓGICA HÍBRIDA DE HISTOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO (DISSERTAÇÃO) | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons