
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Santa Catarina | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Morais, Michele Valentim | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-08-29T21:46:18Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-08-29T21:46:18Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| identificador: dc.identifier.other | QUAIS HISTÓRIAS NOS CONTAM ESSAS CANÇÕES? A UTILIZAÇÃO DE CANÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA. | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/574668 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho apresenta uma discussão em torno das possibilidades do uso de canções no ensino de história para alunos do período escolar que compreende o Ensino Fundamental II e/ou Ensino Médio, na qual se encerra com uma proposta de trabalho acerca do tema. Para isso se fez necessário uma rápida contextualização sobre o debate que envolve as relações entre canções e a história, além das questões que envolvem o Ensino de História e o uso de documentos históricos com os alunos. Ao longo do texto também foram apresentadas a experiência realizadas em sala de aula com alunos do 9° ano do Ensino Fundamental que ocorreram na Escola da Ilha e outras atividades realizadas em outras regiões do país e que foram relatadas em artigos acadêmicos. Para construir a proposta final, esta experiência foi problematizada a partir do debate teórico proposto principalmente pela autora Miriam Hermeto, relacionado a outros autores. A intenção dessa dissertação é apresentar uma proposta de trabalho referente as práticas pedagógicas que envolvem o uso de canções como documento histórico, com alunos do ensino básico, tendo em vista a necessidade de aproximar estes alunos da disciplina e promover uma maior compreensão do conteúdo trabalhado em sala, promovendo um processo de descoberta e construção do conhecimento histórico de forma mais crítica e autônoma. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Profhistória; Ensino de História; Canção; Ensino Fundamental; Documentos Históricos. | pt_BR |
| Título: dc.title | QUAIS HISTÓRIAS NOS CONTAM ESSAS CANÇÕES? A UTILIZAÇÃO DE CANÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA. | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Michele Valentim Morais - Dissertação.pdf | 758,85 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/574668/2/Michele Valentim Morais - Dissertação.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons