Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Santa Catarina | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Menezes, Luciana dos Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-08-29T21:33:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-08-29T21:33:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | CIDADANIA E PARTICIPAÇÃO POR MEIO DAS HORTAS ESCOLARES: A ALIMENTAÇÃO COMO TEMÁTICA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA NA EJA DE SÃO JOSÉ/SC | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/574667 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho é o resultado de uma pesquisa-ação, desenvolvida com a EJA noturna em São José, durante o ano letivo de 2017. O objetivo geral é promover um debate acerca das possibilidades do ensino de história por meio da experiência didática da horta escolar tendo como tema central: a alimentação e suas relações. O alimento e o ato de alimentar-se é histórico e identitário, mas hoje está envolvido em uma série de relações comprometidas com a globalização e suas relações de poder, construídas historicamente. Em contrapartida, insurgem também movimentos sociais de resistências, antiglobalização e de revalorização dos saberes e práticas ancestrais, caracterizando o “alimentar-se”, em um ato político. Para o ensino de história urge problematizar essas relações no âmbito da Educação que se pretenda democrática e participativa na construção da cidadania e da consciência crítica dos educandos. Para fins metodológicos, esta temática axiológica, é dividida em quatro eixos: Relações de Trabalho e Propriedade; Produção de Alimentos e Meio Ambiente; Indústrias e Consumo e; Patrimônio Histórico. Temas e conceitos que se desdobram destes eixos são abordados com fontes diversas nas aulas e também com a prática e a reflexão sobre as atividades da horta. Parte-se da realidade do educando e das questões que emanam da horta, para estimular pesquisas escolares, diálogos e práticas que contribuam para a construção do seu conhecimento de forma mais aprofundada, sua instrumentalização enquanto aluno pesquisador, e sua conscientização enquanto ser social, histórico e cultural, partícipe da formação de sua cidadania. A experiência dialoga, em sua temática, com obras de autores pós École des Annales, e com pesquisas sobre ensino de história. Baseia-se principalmente na concepção de Educação de Paulo Freire no que tange ao ensino problematizador, reflexivo e emancipador, para a formação de uma conscientização crítica. A ação propositiva culminou em um site para acesso dos professores de história que queiram trilhar novos caminhos que articulem horta, ensino de história e alimentação. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Profhistória, Ensino de História; Educação de Jovens e Adultos; Cidadania e Identidade Social; Hortas Escolares; Alimentação. | pt_BR |
Título: dc.title | CIDADANIA E PARTICIPAÇÃO POR MEIO DAS HORTAS ESCOLARES: A ALIMENTAÇÃO COMO TEMÁTICA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA NA EJA DE SÃO JOSÉ/SC | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Luciana dos Santos Menezes - Dissertação.pdf | 5,45 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/574667/2/Luciana dos Santos Menezes - Dissertação.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons