Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal Catarinense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Tillmann, Luana | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Fernandes, Sônia Regina de Souza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-08-26T20:36:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-08-26T20:36:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-26 | - |
identificador: dc.identifier.other | Versao.Final.PE.Portifolio.Formativo.Luana.Tilmann | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/574586 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este portfólio formativo apresenta uma proposta de curso de formação continuada para docentes e técnicos administrativos em educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense, que foi desenvolvida como produto educacional oriundo da pesquisa de mestrado “Portfólio Formativo: uma proposta de formação continuada sobre práticas pedagógicas e materiais didáticos acessíveis para inclusão de estudantes cegos no Ensino Médio Integrado”. Essa pesquisa foi realizada pela primeira autora sob a orientação da segunda, bem como foi apresentada ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT). Com esta formação continuada, objetivamos compartilhar conhecimentos profissionais introdutórios ao processo de inclusão escolar de estudantes cegos no Ensino Médio Integrado, com vistas a ampliar a realização de práticas pedagógicas inclusivas e a disponibilização de materiais didáticos acessíveis ao longo do processo de ensino e aprendizagem. Este curso de formação continuada possui carga horária total de quarenta horas, distribuídas equivalentemente em cinco módulos com oito horas cada. Por sua vez, cada um dos módulos possui duração de quatro semanas, com dedicação semanal de duas horas. Os conteúdos específicos trabalhados nos módulos foram disponibilizados através de materiais selecionados, tanto bibliográficos quanto disponíveis na internet, apresentações de slides e textos reflexivos produzidos por nós, assim como indicações de leituras complementares. As atividades assíncronas foram realizadas sempre nas terceiras semanas de cada um dos módulos, são alternadas entre pergunta, pesquisa e produção de texto individual ou coletivo. Ao final do curso, o cursista necessitou participar das cinco atividades assíncronas e entregar o diário reflexivo, que foi construído individualmente ao longo do processo formativo. A ação pedagógica da professora ministrante da formação continuada se deu na organização do ambiente virtual de ensino e aprendizagem, no planejamento, elaboração e disponibilização dos materiais selecionados e produzidos, bem como no trabalho de tutoria constante, mediante a interação com os cursistas nos fóruns de apresentação e dúvidas, o feedback nas respostas das atividades assíncronas propostas e o diálogo pontual com o cursista no diário reflexivo, ao final de cada módulo. Para fins de conclusão do curso e certificação, a avaliação foi realizada sob a perspectiva processual, por meio da análise das potencialidades de reflexão, criticidade e diálogo entre os conhecimentos profissionais teóricos e prático-pedagógicos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5.5 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Cegos – Educação. Educação inclusiva. Material didático. Estudantes do ensino médio integrado. IFC. PROFEPT. | pt_BR |
Título: dc.title | Portfólio formativo Inclusão de estudantes cegos no Ensino Médio Integrado: conhecimentos introdutórios sobre práticas pedagógicas e materiais didáticos acessíveis | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | curso | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado - PROFEPT - Pólo Blumenau | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Banca de Defesa do Mestrado - ProfEPT | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Aula Digital |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Versao.Final.PE.Portifolio.Formativo.Luana.Tillmann.pdf | Produto Educacional - Mestrado ProfEPT/IFC-Campus Blumenau (Pólo) | 5,61 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/574586/2/Versao.Final.PE.Portifolio.Formativo.Luana.Tillmann.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons