Portfólio formativo Inclusão de estudantes cegos no Ensino Médio Integrado: conhecimentos introdutórios sobre práticas pedagógicas e materiais didáticos acessíveis

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal Catarinensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorTillmann, Luana-
Autor(es): dc.contributor.authorFernandes, Sônia Regina de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-08-26T20:36:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-08-26T20:36:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-26-
identificador: dc.identifier.otherVersao.Final.PE.Portifolio.Formativo.Luana.Tilmannpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/574586-
Resumo: dc.description.abstractEste portfólio formativo apresenta uma proposta de curso de formação continuada para docentes e técnicos administrativos em educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense, que foi desenvolvida como produto educacional oriundo da pesquisa de mestrado “Portfólio Formativo: uma proposta de formação continuada sobre práticas pedagógicas e materiais didáticos acessíveis para inclusão de estudantes cegos no Ensino Médio Integrado”. Essa pesquisa foi realizada pela primeira autora sob a orientação da segunda, bem como foi apresentada ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT). Com esta formação continuada, objetivamos compartilhar conhecimentos profissionais introdutórios ao processo de inclusão escolar de estudantes cegos no Ensino Médio Integrado, com vistas a ampliar a realização de práticas pedagógicas inclusivas e a disponibilização de materiais didáticos acessíveis ao longo do processo de ensino e aprendizagem. Este curso de formação continuada possui carga horária total de quarenta horas, distribuídas equivalentemente em cinco módulos com oito horas cada. Por sua vez, cada um dos módulos possui duração de quatro semanas, com dedicação semanal de duas horas. Os conteúdos específicos trabalhados nos módulos foram disponibilizados através de materiais selecionados, tanto bibliográficos quanto disponíveis na internet, apresentações de slides e textos reflexivos produzidos por nós, assim como indicações de leituras complementares. As atividades assíncronas foram realizadas sempre nas terceiras semanas de cada um dos módulos, são alternadas entre pergunta, pesquisa e produção de texto individual ou coletivo. Ao final do curso, o cursista necessitou participar das cinco atividades assíncronas e entregar o diário reflexivo, que foi construído individualmente ao longo do processo formativo. A ação pedagógica da professora ministrante da formação continuada se deu na organização do ambiente virtual de ensino e aprendizagem, no planejamento, elaboração e disponibilização dos materiais selecionados e produzidos, bem como no trabalho de tutoria constante, mediante a interação com os cursistas nos fóruns de apresentação e dúvidas, o feedback nas respostas das atividades assíncronas propostas e o diálogo pontual com o cursista no diário reflexivo, ao final de cada módulo. Para fins de conclusão do curso e certificação, a avaliação foi realizada sob a perspectiva processual, por meio da análise das potencialidades de reflexão, criticidade e diálogo entre os conhecimentos profissionais teóricos e prático-pedagógicos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5.5 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectCegos – Educação. Educação inclusiva. Material didático. Estudantes do ensino médio integrado. IFC. PROFEPT.pt_BR
Título: dc.titlePortfólio formativo Inclusão de estudantes cegos no Ensino Médio Integrado: conhecimentos introdutórios sobre práticas pedagógicas e materiais didáticos acessíveispt_BR
Tipo de arquivo: dc.typecursopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado - PROFEPT - Pólo Blumenaupt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineBanca de Defesa do Mestrado - ProfEPTpt_BR
Aparece nas coleções:Aula Digital

Arquivos associados:
Versao.Final.PE.Portifolio.Formativo.Luana.Tillmann.pdfProduto Educacional - Mestrado ProfEPT/IFC-Campus Blumenau (Pólo)5,61 MBAdobe PDF/bitstream/capes/574586/2/Versao.Final.PE.Portifolio.Formativo.Luana.Tillmann.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons