O Método como Conteúdo: Ensino de História por Diários de Pesquisa

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Paranápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMatos, Lucas Reis de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-08-27T17:28:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-08-27T17:28:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherDissertação ProfHistória Unespar_Lucas Reis de Matospt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/574572-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação tem por objetivo estabelecer considerações a respeito do ensino de História a partir dos Diários de Pesquisa, proposta de material didático que foi desenvolvida e aplicada no início de 2019 junto aos alunos do 6o ano A do Colégio Estadual Doutor Osvaldo Cruz, na cidade de Campo Mourão (PR), sob orientação do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História (Unespar). Nestes diários, os estudantes registraram relatos investigativos através da leitura e problematização de vestígios levantados em seus próprios espaços de convivência, desde o ambiente familiar até os bairros, a escola e o centro da cidade, partindo de etapas que tiveram por tema alguns dos elementos fundamentais da História enquanto ciência de referência, como, por exemplo, a relação espaço temporal, fontes, sujeitos, etc. Em sua dinâmica de aplicação, as temáticas de tais etapas foram antecedidas pelo debate em torno dos excertos trazidos pelo próprio livro didático da turma, o qual, já em seu primeiro capítulo, trata de introduzir os estudantes aos conceitos e fundamentos essenciais para a compreensão da disciplina. Quanto ao layout da produção, a composição dos diários foi organizada em atividades permeadas de ludicidade - passando pelo registro fotográfico, criação de desenhos, anotações, coleta de depoimentos, pinturas, leitura de mapas, entre outros – numa linguagem acessível à faixa etária dos estudantes, com textos concebidos em primeira pessoa. Assim, ao trabalhar a construção de tal proposta, objetivou-se que a inclusão do cotidiano nas aulas de História traga para o ensino da disciplina uma dimensão afetiva que forneça ao estudante suportes para a interpretação de sua historicidade. Por sua vez, espera-se que tal abordagem metodológica favoreça a construção do conhecimento histórico pelo entendimento de que os vestígios do passado se encontram em diferentes lugares, fazem parte da memória social e precisam ser trabalhados em sala de aula.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent10,3 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino e Aprendizagem no Espaço Escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPaisagem Cultural e Espaço Urbanopt_BR
Título: dc.titleO Método como Conteúdo: Ensino de História por Diários de Pesquisapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons