
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Paraná | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Matos, Lucas Reis de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-08-27T17:28:38Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-08-27T17:28:38Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Dissertação ProfHistória Unespar_Lucas Reis de Matos | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/574572 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação tem por objetivo estabelecer considerações a respeito do ensino de História a partir dos Diários de Pesquisa, proposta de material didático que foi desenvolvida e aplicada no início de 2019 junto aos alunos do 6o ano A do Colégio Estadual Doutor Osvaldo Cruz, na cidade de Campo Mourão (PR), sob orientação do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História (Unespar). Nestes diários, os estudantes registraram relatos investigativos através da leitura e problematização de vestígios levantados em seus próprios espaços de convivência, desde o ambiente familiar até os bairros, a escola e o centro da cidade, partindo de etapas que tiveram por tema alguns dos elementos fundamentais da História enquanto ciência de referência, como, por exemplo, a relação espaço temporal, fontes, sujeitos, etc. Em sua dinâmica de aplicação, as temáticas de tais etapas foram antecedidas pelo debate em torno dos excertos trazidos pelo próprio livro didático da turma, o qual, já em seu primeiro capítulo, trata de introduzir os estudantes aos conceitos e fundamentos essenciais para a compreensão da disciplina. Quanto ao layout da produção, a composição dos diários foi organizada em atividades permeadas de ludicidade - passando pelo registro fotográfico, criação de desenhos, anotações, coleta de depoimentos, pinturas, leitura de mapas, entre outros – numa linguagem acessível à faixa etária dos estudantes, com textos concebidos em primeira pessoa. Assim, ao trabalhar a construção de tal proposta, objetivou-se que a inclusão do cotidiano nas aulas de História traga para o ensino da disciplina uma dimensão afetiva que forneça ao estudante suportes para a interpretação de sua historicidade. Por sua vez, espera-se que tal abordagem metodológica favoreça a construção do conhecimento histórico pelo entendimento de que os vestígios do passado se encontram em diferentes lugares, fazem parte da memória social e precisam ser trabalhados em sala de aula. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 10,3 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino e Aprendizagem no Espaço Escolar | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Paisagem Cultural e Espaço Urbano | pt_BR |
| Título: dc.title | O Método como Conteúdo: Ensino de História por Diários de Pesquisa | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Dissertação ProfHistória Unespar_Lucas Reis de Matos.pdf | 10,06 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/574572/2/Dissertação ProfHistória Unespar_Lucas Reis de Matos.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons