Pesquisa e Ensino de História Local: vivência de ensino e aprendizagem na Escola Unidade Integrada Enoc Vieira em Barra do Corda - MA

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, André Brasil da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-08-24T16:57:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-08-24T16:57:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-
identificador: dc.identifier.otherDissertação_ANDRÉ BRASIL_ProfHistória_Versão Finalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/574445-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa trata da incorporação da pesquisa histórica como estratégia didático-metodológica de Ensino de História Local, utilizando o Conflito de Alto Alegre – revolta dos indígenas da etnia Tenetehara-Guajajara contra os religiosos capuchinhos da missão catequética de São José da Providência em Barra do Corda–MA, em 1901 – como conteúdo base do processo investigativo com os discentes da turma do 7º ano A da escola municipal Unidade Integrada Enoc Vieira da cidade de Barra do Corda. Assim, o objetivo do trabalho é analisar as contribuições que a pesquisa histórica como estratégia de ensino de História pode oferecer ao processo de aprendizagem histórica dos estudantes. Além disso, buscamos refletir acerca da importância do conhecimento histórico escolar para o desenvolvimento da cidadania e do pensamento crítico discente. A metodologia desse trabalho, que se insere no âmbito qualitativo, está fundamentada nos princípios da Pesquisa-ação, em conformidade com a perspectiva de Michel Thiollent (2007). Desse modo, buscamos fundamentar os estudantes na utilização de algumas técnicas e métodos da pesquisa histórica – de maneira adaptada à realidade da Educação Básica –, como a História Oral e a análise crítica de fontes históricas, para a construção do conhecimento histórico escolar (SCHMIDT; GARCIA, 2003) acerca do conteúdo do Conflito de Alto Alegre. Ao mobilizar os conceitos de pesquisa histórica, ensino de História Local e aprendizagem histórica, a partir das discussões teóricas de alguns autores do campo do Ensino de História, como Schmidt (2003) e Garcia (2003), Caimi (2008), Saddi (2010), Rüsen (2011) e Cerri (2001), buscamos compreender os problemas práticos e os fenômenos históricos emergidos da realidade investigada junto aos estudantes da turma de 7º ano A da referida escola municipal em relação à temática desse trabalho. Através da observação crítica dos dados e do uso desses aportes teóricos e metodológicos, os resultados identificados dão-nos segurança para concluir que a pesquisa histórica, como estratégia didático-metodológica de ensino de História local, possibilita o desenvolvimento da aprendizagem histórica dos estudantes. Como produto didático desta dissertação, produzimos uma Sequência Didática, disponibilizada em uma revista digital, na qual sugerimos um percurso metodológico baseado na incorporação da pesquisa histórica como estratégia de ensino de História na Educação Básica.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3495 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem Históricapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa Históricapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSaberes e práticas no espaço escolarpt_BR
Título: dc.titlePesquisa e Ensino de História Local: vivência de ensino e aprendizagem na Escola Unidade Integrada Enoc Vieira em Barra do Corda - MApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Hsitóriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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