Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Anderson Gomes dos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Monique Gabriella Angelo da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Ícaro Mota | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-08-25T14:48:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-08-25T14:48:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-22 | - |
identificador: dc.identifier.other | PEÇA TEATRAL “HERÓIS DA CIÊNCIA” | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/574380 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Caro(a) professor(a), apresentamos a você a Peça teatral “Heróis da Ciência”, como proposta de ensino não formal de Ciências na escola, que trata-se do produto educacional fruto da dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM), da Universidade Federal de Alagoas, no ano de 2020, elaborada pelo mestrando Anderson Gomes dos Santos, sob orientação da Prof.ª Dr.ª Monique Gabriella Angelo da Silva. A peça de teatro foi inspirada na influência das artes cênicas em práticas pedagógicas para o processo de ensino aprendizagem de Ciencia/Química. Nesse contexto, a elaboração da peça oferece uma sequencia de atividades e apresentação que permitem à introdução e a reflexão do conteúdo de Tabela peródica nas aulas de Ciências – 1º a 3 º ano do ensino médio – em um enfoque qualitativo, à luz da importância da educação não formal. O roteiro de Heróis da Ciência é a luta dos heróis contra os vilões que querem destruir o planeta, através da personificação dos elementos químicos. Dessa forma, a referida proposta se caracteriza como uma proposta de recurso didático no âmbito de educação não formal que visa propiciar aos professores e alunos da disciplina de Ciências, um ambiente de interação, discussão, reflexão, desenvolvimento de habilidades pessoais e socioculturais, assim como de estímulo à pesquisa. Espera-se que por meio da elaboração e apresentação da peça, os estudantes possam desenvolver a capacidade de perceber a ocorrência de elementos químicos; refletir sobre conceitos básicos da Tabela Periódica; atuar em ambientes de interação e trabalhar de forma coletiva. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 502 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências. Teatro. Tabela Periódica. Ensino Médio. | pt_BR |
Título: dc.title | PEÇA TEATRAL “HERÓIS DA CIÊNCIA” | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | ENSINO DE CIÊNCIAS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PRODUTO EDUCACIONAL.pdf | PRODUTO EDUCACIONAL: PEÇA TEATRAL HERÓIS DA CIÊNCIA | 502,54 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/574380/2/PRODUTO EDUCACIONAL.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons