ACOLHER PARA INCLUIR: CADERNO DE ORIENTAÇÕES PARA O ACOLHIMENTO DE ESTUDANTES PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E/OU COM TRANSTORNOS FUNCIONAIS ESPECÍFICOS DO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA - IFSC

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal Catarinensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMonteiro, C. M. A.-
Autor(es): dc.contributor.authorPlacido, R. L.-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-08-22T17:22:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-08-22T17:22:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-07-
identificador: dc.identifier.otherAcolher para incluir: caderno de orientações para o acolhimento de Estudantes Público-alvo da Educação Especial e/ou com Transtornos Funcionais Específicos do Instituto Federal de Santa Catarinapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/574365-
Resumo: dc.description.abstractO desenvolvimento deste produto educacional pautou-se numa perspectiva interdisciplinar com o contexto no qual a pesquisadora atua profissionalmente (Secretaria Acadêmica e Núcleo de Acessibilidade Educacional - NAE), buscando refletir sobre questões que permeiam o cotidiano da instituição para se construir conhecimentos em relação à inclusão. Nessa perspectiva, a proposta deste Caderno está fundamentada numa concepção dialética da realidade, buscando não apenas observá-la, mas refleti-la. A partir desta abordagem, a inclusão é analisada pela lente da exclusão e parte da crítica às práticas educacionais cotidianas, com vistas a evocar reflexões e mudanças. Tendo em vista a trajetória discriminatória e excludente da Educação Profissional e da inclusão educacional das pessoas com necessidades educacionais específicas, bem como, o valor indiscutível das conquistas historicamente construídas entre disputas e contradições, na superação dessas exclusões, procurou-se identificar pontos de convergência entre a proposta de formação integrada e de educação inclusiva, inserindo essa discussão na perspectiva da educação como direito de todos. Haja vista que a fase exploratória da pesquisa revelou que os documentos norteadores da política inclusiva do Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC, tratam da articulação entre educação especial e ensino comum no atendimento aos estudantes público-alvo da Educação Especial (IFSC, 2019), não mencionando o atendimento das necessidades dos estudantes com Transtornos Funcionais Específicos (TFE), conforme previsto na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva - PNEEPEI (BRASIL, 2008), este Caderno propõe o acolhimento como articulador das práticas educacionais inclusivas. Enquanto projeto inclusivo, o acolhimento coloca em discussão a amplitude da Educação Inclusiva e constitui uma estratégia de mudança de um ambiente educacional historicamente excludente, para um ambiente em que todos os estudantes sem exceção, possam ingressar, aprender e participar.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent9mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAcolhimentopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Integralpt_BR
Título: dc.titleACOLHER PARA INCLUIR: CADERNO DE ORIENTAÇÕES PARA O ACOLHIMENTO DE ESTUDANTES PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E/OU COM TRANSTORNOS FUNCIONAIS ESPECÍFICOS DO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA - IFSCpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Tecnológicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineOrganização e Memória da EPTpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons