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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal Catarinense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Monteiro, C. M. A. | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Placido, R. L. | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-08-22T17:22:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-08-22T17:22:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-07 | - |
identificador: dc.identifier.other | Acolher para incluir: caderno de orientações para o acolhimento de Estudantes Público-alvo da Educação Especial e/ou com Transtornos Funcionais Específicos do Instituto Federal de Santa Catarina | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/574365 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O desenvolvimento deste produto educacional pautou-se numa perspectiva interdisciplinar com o contexto no qual a pesquisadora atua profissionalmente (Secretaria Acadêmica e Núcleo de Acessibilidade Educacional - NAE), buscando refletir sobre questões que permeiam o cotidiano da instituição para se construir conhecimentos em relação à inclusão. Nessa perspectiva, a proposta deste Caderno está fundamentada numa concepção dialética da realidade, buscando não apenas observá-la, mas refleti-la. A partir desta abordagem, a inclusão é analisada pela lente da exclusão e parte da crítica às práticas educacionais cotidianas, com vistas a evocar reflexões e mudanças. Tendo em vista a trajetória discriminatória e excludente da Educação Profissional e da inclusão educacional das pessoas com necessidades educacionais específicas, bem como, o valor indiscutível das conquistas historicamente construídas entre disputas e contradições, na superação dessas exclusões, procurou-se identificar pontos de convergência entre a proposta de formação integrada e de educação inclusiva, inserindo essa discussão na perspectiva da educação como direito de todos. Haja vista que a fase exploratória da pesquisa revelou que os documentos norteadores da política inclusiva do Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC, tratam da articulação entre educação especial e ensino comum no atendimento aos estudantes público-alvo da Educação Especial (IFSC, 2019), não mencionando o atendimento das necessidades dos estudantes com Transtornos Funcionais Específicos (TFE), conforme previsto na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva - PNEEPEI (BRASIL, 2008), este Caderno propõe o acolhimento como articulador das práticas educacionais inclusivas. Enquanto projeto inclusivo, o acolhimento coloca em discussão a amplitude da Educação Inclusiva e constitui uma estratégia de mudança de um ambiente educacional historicamente excludente, para um ambiente em que todos os estudantes sem exceção, possam ingressar, aprender e participar. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 9mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Acolhimento | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Integral | pt_BR |
Título: dc.title | ACOLHER PARA INCLUIR: CADERNO DE ORIENTAÇÕES PARA O ACOLHIMENTO DE ESTUDANTES PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E/OU COM TRANSTORNOS FUNCIONAIS ESPECÍFICOS DO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA - IFSC | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Tecnológica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Organização e Memória da EPT | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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Acolher para Incluir Caderno de Orientações.pdf | Caderno de Acolhimento | 46.51 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/574365/2/Acolher para Incluir Caderno de Orientações.pdfDownload |
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