Aula como acontecimento: diálogos sobre comunicação virtual e ensino remoto

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Fluminensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPENNA, Fernando de Araújo-
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, Márcia Maria e-
Autor(es): dc.contributor.authorDOMINICK, Rejany dos Santos-
Autor(es): dc.contributor.authorALVES, Wálcea Barreto-
Autor(es): dc.contributor.authorDIAS, Renata Codeço-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-08-20T18:38:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-08-20T18:38:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://youtu.be/xdJjNt5et5Y-
identificador: dc.identifier.otherAula como acontecimento: diálogos sobre comunicação virtual e ensino remotopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/574284-
Resumo: dc.description.abstractA crise sanitária por que o planeta está passando obrigada o reconhecimento da necessidade de aprofundamento do debate sobre ensino. A emergência de caminhos para enfrentamento dos problemas causados pela impossibilidade de contato físico, presencial, dado o risco de contrair a COVID19, tem exigido de docentes e gestores públicos a identificação de posturas urgentes para realização das aulas. Nesse contexto, temos identificado muitos problemas: transposição linear de um formato de aula presencial para um de aula virtual, a reprodução de práticas docentes autoritárias, sobrecarga de conteúdo em detrimento do diálogo necessário com os estudantes, a negação do caráter subjetivo implicado nas relações entre professor e aluno nesse contexto de pandemia, entre outros aspectos. Além desses aspectos, temos ainda as questões estruturais, como acesso a internet, equipamentos e local de estudo, o que exclue estudantes e docentes, especialmente, os mais pobres e periféricos. Nossa conversa traz para o centro do debate aspectos que digam respeito à aula presencial e virtual como acontecimentos, singulares e irrepetíveis!! Levantaremos pontos que consideramos muito relevantes para professoras/es, alunas/os e familiares que estão sendo desafiados, pelo momento, a buscar saídas emergenciais, e, muitas vezes insurgentes para as suas vidas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1 hora e 23 minutospt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypelinkpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectInclusãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectformação docentept_BR
Palavras-chave: dc.subjectsala de aula virtualpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectpandemiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectreinventar-se professopt_BR
Título: dc.titleAula como acontecimento: diálogos sobre comunicação virtual e ensino remotopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typevídeopt_BR
Curso: dc.subject.courseFaculdade de Educação - CMPDI e CMMC - Pedagogiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTodaspt_BR
Aparece nas coleções:Vídeos

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons