Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | PENNA, Fernando de Araújo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, Márcia Maria e | - |
Autor(es): dc.contributor.author | DOMINICK, Rejany dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | ALVES, Wálcea Barreto | - |
Autor(es): dc.contributor.author | DIAS, Renata Codeço | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-08-20T18:38:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-08-20T18:38:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-19 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://youtu.be/xdJjNt5et5Y | - |
identificador: dc.identifier.other | Aula como acontecimento: diálogos sobre comunicação virtual e ensino remoto | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/574284 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A crise sanitária por que o planeta está passando obrigada o reconhecimento da necessidade de aprofundamento do debate sobre ensino. A emergência de caminhos para enfrentamento dos problemas causados pela impossibilidade de contato físico, presencial, dado o risco de contrair a COVID19, tem exigido de docentes e gestores públicos a identificação de posturas urgentes para realização das aulas. Nesse contexto, temos identificado muitos problemas: transposição linear de um formato de aula presencial para um de aula virtual, a reprodução de práticas docentes autoritárias, sobrecarga de conteúdo em detrimento do diálogo necessário com os estudantes, a negação do caráter subjetivo implicado nas relações entre professor e aluno nesse contexto de pandemia, entre outros aspectos. Além desses aspectos, temos ainda as questões estruturais, como acesso a internet, equipamentos e local de estudo, o que exclue estudantes e docentes, especialmente, os mais pobres e periféricos. Nossa conversa traz para o centro do debate aspectos que digam respeito à aula presencial e virtual como acontecimentos, singulares e irrepetíveis!! Levantaremos pontos que consideramos muito relevantes para professoras/es, alunas/os e familiares que estão sendo desafiados, pelo momento, a buscar saídas emergenciais, e, muitas vezes insurgentes para as suas vidas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1 hora e 23 minutos | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | link | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | formação docente | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | sala de aula virtual | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | pandemia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | reinventar-se professo | pt_BR |
Título: dc.title | Aula como acontecimento: diálogos sobre comunicação virtual e ensino remoto | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Faculdade de Educação - CMPDI e CMMC - Pedagogia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Todas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Vídeos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons