EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM: ENSINO DA DIDÁTICA NA GRADUAÇÃO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCENTRO UNIVERSITÁRIO DE VOLTA REDONDApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Douglas Markonne de Souza-
Autor(es): dc.contributor.authorLOUREIRO, LUCRECIA HELENA-
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, ILDA CECILIA MOREIRA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-08-20T19:33:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-08-20T19:33:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://sites.unifoa.edu.br/portal_ensino/mestrado/mecsma/arquivos/2019/douglas-markonne.pdf-
identificador: dc.identifier.otherDISSERTAÇÃOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/574251-
Resumo: dc.description.abstractA Educação em Saúde é uma estratégia político-pedagógica reconhecida pelo Conselho Nacional de Educação; os conteúdos essenciais abordados devem estar inter-relacionados, a partir da fundamentação teórica, assistência, administração e ensino. No ensino de enfermagem, observa-se lacuna existente na formação de profissionais enfermeiros habilitados para assumir a condição de ministrar aulas em escolas profissionalizantes em saúde. Apesar de conhecer as ferramentas didáticas existentes, em sua formação profissional, as técnicas ensinadas não são suficientemente abordadas na graduação. Os objetivos do presente estudo são capacitar acadêmicos no uso das ferramentas de didática para lecionar em curso técnico de enfermagem, analisar o discurso de acadêmicos de enfermagem sobre a experiência de lecionar em um curso técnico de enfermagem, desenvolver um curso de extensão sobre didática para acadêmicos em enfermagem. A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma articulação entre o Mestrado, Graduação e Curso Técnico de Enfermagem, dessa forma baseamos o estudo na abordagem metodológica qualitativa de classificação exploratório-descritiva de desenho metodológico alicerçado na pesquisa de campo. Ocorreu no Centro Universitário de Volta Redonda – Rj (UniFOA) e Instituto de Cultura Técnica (ICT). O Instrumento investigativo escolhido foi questionário semiestruturado de perguntas abertas destinado a 27 acadêmicos do curso de graduação em Enfermagem. Para análise dos resultados, aplicamos técnica de análise de conteúdo de Laurence Bardin e análise de conteúdo temático-categorial de Oliveira. Concluímos que a experiência de lecionar em um curso técnico de enfermagem, o ensaio de assumir uma sala de aula com suas facilidades e dificuldades, foi uma experiência inovadora para os acadêmicos de enfermagem. Assim, este estudo possibilitou a elaboração de um curso de extensão sobre ferramentas didáticas aplicadas no ensino em enfermagempt_BR
Tamanho: dc.format.extent2.185KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Título: dc.titleEDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM: ENSINO DA DIDÁTICA NA GRADUAÇÃOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typecursopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambientept_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePro-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão,pt_BR
Aparece nas coleções:Aula Digital

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons