Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VOLTA REDONDA | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Douglas Markonne de Souza | - |
Autor(es): dc.contributor.author | LOUREIRO, LUCRECIA HELENA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, ILDA CECILIA MOREIRA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-08-20T19:33:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-08-20T19:33:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://sites.unifoa.edu.br/portal_ensino/mestrado/mecsma/arquivos/2019/douglas-markonne.pdf | - |
identificador: dc.identifier.other | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/574251 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A Educação em Saúde é uma estratégia político-pedagógica reconhecida pelo Conselho Nacional de Educação; os conteúdos essenciais abordados devem estar inter-relacionados, a partir da fundamentação teórica, assistência, administração e ensino. No ensino de enfermagem, observa-se lacuna existente na formação de profissionais enfermeiros habilitados para assumir a condição de ministrar aulas em escolas profissionalizantes em saúde. Apesar de conhecer as ferramentas didáticas existentes, em sua formação profissional, as técnicas ensinadas não são suficientemente abordadas na graduação. Os objetivos do presente estudo são capacitar acadêmicos no uso das ferramentas de didática para lecionar em curso técnico de enfermagem, analisar o discurso de acadêmicos de enfermagem sobre a experiência de lecionar em um curso técnico de enfermagem, desenvolver um curso de extensão sobre didática para acadêmicos em enfermagem. A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma articulação entre o Mestrado, Graduação e Curso Técnico de Enfermagem, dessa forma baseamos o estudo na abordagem metodológica qualitativa de classificação exploratório-descritiva de desenho metodológico alicerçado na pesquisa de campo. Ocorreu no Centro Universitário de Volta Redonda – Rj (UniFOA) e Instituto de Cultura Técnica (ICT). O Instrumento investigativo escolhido foi questionário semiestruturado de perguntas abertas destinado a 27 acadêmicos do curso de graduação em Enfermagem. Para análise dos resultados, aplicamos técnica de análise de conteúdo de Laurence Bardin e análise de conteúdo temático-categorial de Oliveira. Concluímos que a experiência de lecionar em um curso técnico de enfermagem, o ensaio de assumir uma sala de aula com suas facilidades e dificuldades, foi uma experiência inovadora para os acadêmicos de enfermagem. Assim, este estudo possibilitou a elaboração de um curso de extensão sobre ferramentas didáticas aplicadas no ensino em enfermagem | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2.185KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Título: dc.title | EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM: ENSINO DA DIDÁTICA NA GRADUAÇÃO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | curso | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Pro-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Aula Digital |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons