Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VOLTA REDONDA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | CECCATO, Sophia Somaio | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, ILDA CECILIA MOREIRA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | LOUREIRO, LUCRÉCIA HELENA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-08-20T19:09:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-08-20T19:09:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-06 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://sites.unifoa.edu.br/portal_ensino/mestrado/mecsma/arquivos/2017/sophia-somaio.pdf | - |
identificador: dc.identifier.other | DISSERTAÇÃO | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/574250 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A humanização é uma prática cada vez mais imprescindível em diferentes situações da vida do ser humano, podendo ser adaptada e ajustada conforme as necessidades. Desta forma, traçamos como objetivo geral: analisar as estratégias utilizadas para ensino de humanização no curso de enfermagem. Específicos: identificar na literatura experiências dos profissionais com o ensino de humanização; elaborar um curso de qualificação básica voltado para os docentes da Enfermagem com abordagem na temática proposta. A metodologia utilizada foi uma revisão integrativa de literatura, publicada entre os anos de 1986 a 2016. A coleta de dados foi realizada através de consultas nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Foram utilizados os seguintes Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): enfermagem, educação, humanização. Assim, a amostra da revisão foi composta por 12 estudos. O estado da arte majoritariamente qualitativo, com domínio de referências pautadas na humanização e no ensino. Contudo, concluiu-se que o estudo identificou que há pouca discussão acerca da especificidade do ensino focado na humanização, indicando lacunas no conhecimento neste campo. A humanização está inclusa nas várias propostas educacionais, embora não com esta denominação, todavia, elas refletem o sentido do cuidar humano. Para que se concretizem estas propostas, as sugestões são de renovação, revisão de valores, mudança de posturas e capacitação docente. O produto resultante da pesquisa foi o desenvolvimento do e-book voltado para os docentes, procurando despertar uma reflexão por parte dos mesmos acerca da temática. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 2.185KB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | ENFERMAGEM | - |
Palavras-chave: dc.subject | EDUCAÇÃO | - |
Palavras-chave: dc.subject | HUMANIZAÇÃO | - |
Título: dc.title | ENSINO DE ENFERMAGEM E HUMANIZAÇÃO: UMA PRÁTICA NECESSÁRIA | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Pro-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons