ENSINO DE ENFERMAGEM E HUMANIZAÇÃO: UMA PRÁTICA NECESSÁRIA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCENTRO UNIVERSITÁRIO DE VOLTA REDONDA-
Autor(es): dc.contributor.authorCECCATO, Sophia Somaio-
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, ILDA CECILIA MOREIRA-
Autor(es): dc.contributor.authorLOUREIRO, LUCRÉCIA HELENA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-08-20T19:09:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-08-20T19:09:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-06-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://sites.unifoa.edu.br/portal_ensino/mestrado/mecsma/arquivos/2017/sophia-somaio.pdf-
identificador: dc.identifier.otherDISSERTAÇÃO-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/574250-
Resumo: dc.description.abstractA humanização é uma prática cada vez mais imprescindível em diferentes situações da vida do ser humano, podendo ser adaptada e ajustada conforme as necessidades. Desta forma, traçamos como objetivo geral: analisar as estratégias utilizadas para ensino de humanização no curso de enfermagem. Específicos: identificar na literatura experiências dos profissionais com o ensino de humanização; elaborar um curso de qualificação básica voltado para os docentes da Enfermagem com abordagem na temática proposta. A metodologia utilizada foi uma revisão integrativa de literatura, publicada entre os anos de 1986 a 2016. A coleta de dados foi realizada através de consultas nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Foram utilizados os seguintes Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): enfermagem, educação, humanização. Assim, a amostra da revisão foi composta por 12 estudos. O estado da arte majoritariamente qualitativo, com domínio de referências pautadas na humanização e no ensino. Contudo, concluiu-se que o estudo identificou que há pouca discussão acerca da especificidade do ensino focado na humanização, indicando lacunas no conhecimento neste campo. A humanização está inclusa nas várias propostas educacionais, embora não com esta denominação, todavia, elas refletem o sentido do cuidar humano. Para que se concretizem estas propostas, as sugestões são de renovação, revisão de valores, mudança de posturas e capacitação docente. O produto resultante da pesquisa foi o desenvolvimento do e-book voltado para os docentes, procurando despertar uma reflexão por parte dos mesmos acerca da temática.-
Tamanho: dc.format.extent2.185KB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/-
Palavras-chave: dc.subjectENFERMAGEM-
Palavras-chave: dc.subjectEDUCAÇÃO-
Palavras-chave: dc.subjectHUMANIZAÇÃO-
Título: dc.titleENSINO DE ENFERMAGEM E HUMANIZAÇÃO: UMA PRÁTICA NECESSÁRIA-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePro-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão,-
Aparece nas coleções:Livros digitais

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons