Projeto de Dinamômetro Inercial Automatizado para analisar o Comportamento em Desgaste de Sistemas de Freio de Veículos Leves

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Autor(es): dc.contributor.authorCaixeta, Luiz Gustavo da Rocha-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-08-19T15:39:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-08-19T15:39:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-19-
identificador: dc.identifier.otherE-bookpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/574189-
Resumo: dc.description.abstractConsiderando que o automóvel é um dos meios de transporte com maior impacto na sociedade atual, é essencial testá-lo a fim de verificar o correto funcionamento de cada uma de suas partes e sistemas, especialmente do sistema de freio, visto que se trata de um item indispensável para segurança veicular. Uma maneira de ensaiar sistemas de freio, na indústria ou em laboratório, é por meio de dinamômetro inercial, que permite estudar em detalhe seu comportamento. Neste sentido, foi realizado um projeto de modernização e automação de um dinamômetro inercial, existente no Laboratório de Tribologia da Universidade de Brasília, o que permitiu o funcionamento automático, sem a necessidade da presença e/ou ingerência de um operador. Com esse intuito, foram realizadas ações, de cunho mecânico, visando melhorar o comportamento estático e dinâmico do equipamento. Em seguida foram implementados componentes elétricos para acionar e controlar o funcionamento do dinamômetro e criado um sistema eletrônico de controle e aquisição de dados para automatizar o equipamento. Todos estes subsistemas foram integrados de tal forma que o dinamômetro pudesse ser comandado e monitorado desde um computador. Para isto, elaborou-se um software baseado em LabView, para o controle dos ensaios e aquisição de dados. Finalmente, o funcionamento do dinamômetro automatizado foi comissionado por meio de ensaios de frenagem, utilizando sistemas de freio de veículos leves, o que garantiu e confirmou que há repetibilidade nos dados coletados e reprodutividade dos ensaios realizados. Dois tipos de ensaios foram realizados: um adaptado da norma SAE J2522 e outro de condições extremas de utilização do dinamômetro. Utilizaram-se discos de ferro fundido de ligas diferentes designadas como: Fe250, FeTi e FeAC. Por fim, ao longo do comissionamento do dinamômetro foram coletados dados de: força de atrito; distância de frenagem; tempo de frenagem, temperatura e rugosidade; todos em função da pressão de acionamento do freio, do ciclo e do tipo de ensaio realizado.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDinamômetropt_BR
Palavras-chave: dc.subjectVeículos Levespt_BR
Título: dc.titleProjeto de Dinamômetro Inercial Automatizado para analisar o Comportamento em Desgaste de Sistemas de Freio de Veículos Levespt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais