Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Maringá | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Franciele, Sabchuk | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-08-19T13:13:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-08-19T13:13:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-13 | - |
identificador: dc.identifier.other | FRANCIELE SABCHUK | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/574174 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A pesquisa propõe reflexões sobre os conteúdos e discursos da política pública educacional curricular para a disciplina de História, nos anos inicias do Ensino Fundamental I, no final da década de 2000. Será utilizado como fonte documental, para um estudo de caso, “O Currículo para Unidades da Rede Municipal de Ensino de São José dos Pinhais (2008)”. Pretendemos analisar o papel atribuído ao ensino de História, enquanto disciplina escolar, problematizando os conteúdos que foram apresentados como válidos ou importantes na formação da identidade étnica e racial dos alunos, refletindo sobre como a escola proporcionou o acesso a este conhecimento, a partir do conteúdo discursivo prescrito no currículo municipal. Nesta pesquisa iremos nos aproximar das Teorias do Currículo, apresentadas por Tomaz Tadeu da Silva (2017); as pesquisas de José Gimeno Sacristàn (2013) também serão utilizadas na definição do conceito de currículo e compreensão de suas dimensões. Pesquisadores como Circe Bittencourt (1992, 2003) e Rebeca Gontijo (2009) serão utilizadas para discutir a importância do ensino de História na Educação Básica Brasileira, o pesquisador João Pacheco de Oliveira (2016) embasará as reflexões sobre o lugar da História dos povos indígenas nesse ensino. Neste estudo, o currículo será entendido e analisado como campo de luta em torno da significação e da identidade. O produto final apresentado nesta dissertação será uma ementa para um programa de formação continuada das professoras da rede municipal de ensino intitulado “História e culturas indígenas do Paraná e de São José dos Pinhais no componente curricular História”. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2.299 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Diversidade étnica e racial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Indígenas | pt_BR |
Título: dc.title | ENTRE PRESCRIÇÕES E PRÁTICAS: UMA PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO TRABALHO COM A QUESTÃO INDÍGENA NO ENSINO DE HISTÓRIA PARA AS SÉRIES INICIAIS NO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
FRANCIELE SABCHUK.pdf | 2,3 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/574174/2/FRANCIELE SABCHUK.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons