Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Jordane | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Azevedo, Rosa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-08-18T00:07:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-08-18T00:07:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-15 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto educacional_Jordane_digital | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/574084 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente produto educacional é resultante da dissertação de mestrado “Formação Profissional: os sentidos que emergem das Histórias de Vida de discentes do PROEJA”. Trata-se de uma proposta formativa com História de Vida, destinada a estudantes inseridos no Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA. O objetivo principal é colaborar com a formação profissional do referido público, por meio do trabalho reflexivo proporcionado pela História de Vida, contribuindo com práticas educativas inovadoras nas instituições da Rede Federal de Educação Profissional. Com base nas quatro fases da pesquisa-formação de Josso (2010) - introdução à construção de uma narrativa de vida; elaboração oral e escrita da narrativa; compreensão e interpretação das narrativas; balanço dos formadores e dos participantes -, este produto educacional foi organizado em três partes: parte I, Aprender com o viver: História de Vida como formação de si, que visa a preparar o professor no trabalho formativo com História de Vida; parte II, Formação com História de Vida no PROEJA: roteiros de trabalho, que apresenta em cada roteiro, no total de seis, procedimentos orientadores para organizar encontros formativos com História de Vida, bem como sugere dinâmicas a serem desenvolvidas, além de um roteiro formativo para o professor; e a parte III, História de Vida de estudantes do PROEJA: possibilidades formativas, que apresenta as Histórias de Vida produzidas durante os encontros formativos no Curso Técnico Integrado em Aquicultura do PROEJA. Espera-se que este material colabore com a formação profissional dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos das instituições da Rede Federal de Educação, e ainda aponte outros sentidos para as práticas educativas nessas instituições. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5.571 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | História de Vida. PROEJA. Formação Profissional. | pt_BR |
Título: dc.title | História de Vida e Formação Profissional no PROEJA: uma proposta formativa | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produto Educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto educacional_Jordane_digital.pdf | Proposta formativa | 5,57 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/574084/2/Produto educacional_Jordane_digital.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons