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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | TONIATI, Juliana Rohsner Vianna | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | CARVALHO, Letícia Queiroz de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-08-17T23:23:42Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-08-17T23:23:42Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-26 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Entrelaçando diálogos, construindo redes | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/574083 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho refere-se ao projeto de pesquisa inserido na linha de Formação de Professores em Ensino de Humanidades do Instituto Federal do Espírito Santo e tem como objetivo geral compreender as práticas de leitura literária na formação docente em uma perspectiva coletiva e compartilhada, de modo a estimular na comunidade escolar uma atitude ativa e responsiva no contato com o universo ficcional . Para tal, optou-se como referencial teórico pelos conceitos de linguagem e polifonia de Bakhtin em diálogo com o direito à literatura e seu papel humanizador, a partir do aporte teórico de Candido (1972,1995,2000), Gallian (2017) e Petit (2008, 2009). Para aprofundamento na formação de professores, o trabalho buscou também um diálogo com Freire (1982, 1987, 1991, 1992, 2007) Gadotti (2003) e Geraldi (1984, 2003, 2015) entre outros. Como percurso metodológico, escolhemos a metodologia narrativa na perspectiva Bakhtiniana, a partir do cotejamento entre os textos, orais e escritos,produzidos pelos participantes da pesquisa, em diálogo com a sistematização metodológica dos laboratórios de leitura proposta por Gallian (2017). Como produto educacional elaboramos um caderno pedagógico com o registro do percurso da pesquisa, sua base teórica, os contos escolhidos, as provocações realizadas e a RESUMO O presente trabalho refere-se ao projeto de pesquisa inserido na linha de Formação de Professores em Ensino de Humanidades do Instituto Federal do Espírito Santo e tem como objetivo geral compreender as práticas de leitura literária na formação docente em uma perspectiva coletiva e compartilhada, de modo a estimular na comunidade escolar uma atitude ativa e responsiva no contato com o universo ficcional. Para tal, optou-se como referencial teórico pelos conceitos de linguagem e polifonia de Bakhtin em diálogo com o direito à literatura e seu papel humanizador, a partir do aporte teórico de Candido (1972,1995,2000), Gallian (2017) e Petit (2008, 2009). Para aprofundamento na formação de professores, o trabalho buscou também um diálogo com Freire (1982, 1987, 1991, 1992, 2007) Gadotti (2003) e Geraldi (1984, 2003, 2015) entre outros. Como percurso metodológico, escolhemos a metodologia narrativa na perspectiva Bakhtiniana, a partir do cotejamento entre os textos,orais e escritos,produzidos pelos participantes da pesquisa, em diálogo com a sistematização metodológica dos laboratórios de leitura proposta por Gallian (2017). Como produto educacional elaboramos um caderno pedagógico com o registro do percurso da pesquisa, sua base teórica, os contos escolhidos, as provocações realizadas e a apresentação da proposta das R.E.D.E.S de leituras literárias como potencial caminho para novas práticas docentes. | - |
| Tamanho: dc.format.extent | 8.347 KB | - |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Humanização | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Leitura | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação de Professores | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Polifonia | - |
| Título: dc.title | Entrelaçando diálogos, construindo redes | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado em Ensino de Humanidades | - |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Pesquisa de Mestrado | - |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Entrelaçando Diálogos, Construindo Redes (ebook).pdf | 8.67 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/574083/4/Entrelaçando Diálogos, Construindo Redes (ebook).pdfDownload |
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