Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) | - |
Autor(es): dc.contributor.author | TONIATI, Juliana Rohsner Vianna | - |
Autor(es): dc.contributor.author | CARVALHO, Letícia Queiroz de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-08-17T23:23:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-08-17T23:23:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-26 | - |
identificador: dc.identifier.other | Entrelaçando diálogos, construindo redes | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/574083 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho refere-se ao projeto de pesquisa inserido na linha de Formação de Professores em Ensino de Humanidades do Instituto Federal do Espírito Santo e tem como objetivo geral compreender as práticas de leitura literária na formação docente em uma perspectiva coletiva e compartilhada, de modo a estimular na comunidade escolar uma atitude ativa e responsiva no contato com o universo ficcional . Para tal, optou-se como referencial teórico pelos conceitos de linguagem e polifonia de Bakhtin em diálogo com o direito à literatura e seu papel humanizador, a partir do aporte teórico de Candido (1972,1995,2000), Gallian (2017) e Petit (2008, 2009). Para aprofundamento na formação de professores, o trabalho buscou também um diálogo com Freire (1982, 1987, 1991, 1992, 2007) Gadotti (2003) e Geraldi (1984, 2003, 2015) entre outros. Como percurso metodológico, escolhemos a metodologia narrativa na perspectiva Bakhtiniana, a partir do cotejamento entre os textos, orais e escritos,produzidos pelos participantes da pesquisa, em diálogo com a sistematização metodológica dos laboratórios de leitura proposta por Gallian (2017). Como produto educacional elaboramos um caderno pedagógico com o registro do percurso da pesquisa, sua base teórica, os contos escolhidos, as provocações realizadas e a RESUMO O presente trabalho refere-se ao projeto de pesquisa inserido na linha de Formação de Professores em Ensino de Humanidades do Instituto Federal do Espírito Santo e tem como objetivo geral compreender as práticas de leitura literária na formação docente em uma perspectiva coletiva e compartilhada, de modo a estimular na comunidade escolar uma atitude ativa e responsiva no contato com o universo ficcional. Para tal, optou-se como referencial teórico pelos conceitos de linguagem e polifonia de Bakhtin em diálogo com o direito à literatura e seu papel humanizador, a partir do aporte teórico de Candido (1972,1995,2000), Gallian (2017) e Petit (2008, 2009). Para aprofundamento na formação de professores, o trabalho buscou também um diálogo com Freire (1982, 1987, 1991, 1992, 2007) Gadotti (2003) e Geraldi (1984, 2003, 2015) entre outros. Como percurso metodológico, escolhemos a metodologia narrativa na perspectiva Bakhtiniana, a partir do cotejamento entre os textos,orais e escritos,produzidos pelos participantes da pesquisa, em diálogo com a sistematização metodológica dos laboratórios de leitura proposta por Gallian (2017). Como produto educacional elaboramos um caderno pedagógico com o registro do percurso da pesquisa, sua base teórica, os contos escolhidos, as provocações realizadas e a apresentação da proposta das R.E.D.E.S de leituras literárias como potencial caminho para novas práticas docentes. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 8.347 KB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Humanização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de Professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Polifonia | - |
Título: dc.title | Entrelaçando diálogos, construindo redes | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado em Ensino de Humanidades | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Pesquisa de Mestrado | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Entrelaçando Diálogos, Construindo Redes (ebook).pdf | 8,67 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/574083/4/Entrelaçando Diálogos, Construindo Redes (ebook).pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons