Entrelaçando diálogos, construindo redes

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santo (Ifes)-
Autor(es): dc.contributor.authorTONIATI, Juliana Rohsner Vianna-
Autor(es): dc.contributor.authorCARVALHO, Letícia Queiroz de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-08-17T23:23:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-08-17T23:23:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-26-
identificador: dc.identifier.otherEntrelaçando diálogos, construindo redes-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/574083-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho refere-se ao projeto de pesquisa inserido na linha de Formação de Professores em Ensino de Humanidades do Instituto Federal do Espírito Santo e tem como objetivo geral compreender as práticas de leitura literária na formação docente em uma perspectiva coletiva e compartilhada, de modo a estimular na comunidade escolar uma atitude ativa e responsiva no contato com o universo ficcional . Para tal, optou-se como referencial teórico pelos conceitos de linguagem e polifonia de Bakhtin em diálogo com o direito à literatura e seu papel humanizador, a partir do aporte teórico de Candido (1972,1995,2000), Gallian (2017) e Petit (2008, 2009). Para aprofundamento na formação de professores, o trabalho buscou também um diálogo com Freire (1982, 1987, 1991, 1992, 2007) Gadotti (2003) e Geraldi (1984, 2003, 2015) entre outros. Como percurso metodológico, escolhemos a metodologia narrativa na perspectiva Bakhtiniana, a partir do cotejamento entre os textos, orais e escritos,produzidos pelos participantes da pesquisa, em diálogo com a sistematização metodológica dos laboratórios de leitura proposta por Gallian (2017). Como produto educacional elaboramos um caderno pedagógico com o registro do percurso da pesquisa, sua base teórica, os contos escolhidos, as provocações realizadas e a RESUMO O presente trabalho refere-se ao projeto de pesquisa inserido na linha de Formação de Professores em Ensino de Humanidades do Instituto Federal do Espírito Santo e tem como objetivo geral compreender as práticas de leitura literária na formação docente em uma perspectiva coletiva e compartilhada, de modo a estimular na comunidade escolar uma atitude ativa e responsiva no contato com o universo ficcional. Para tal, optou-se como referencial teórico pelos conceitos de linguagem e polifonia de Bakhtin em diálogo com o direito à literatura e seu papel humanizador, a partir do aporte teórico de Candido (1972,1995,2000), Gallian (2017) e Petit (2008, 2009). Para aprofundamento na formação de professores, o trabalho buscou também um diálogo com Freire (1982, 1987, 1991, 1992, 2007) Gadotti (2003) e Geraldi (1984, 2003, 2015) entre outros. Como percurso metodológico, escolhemos a metodologia narrativa na perspectiva Bakhtiniana, a partir do cotejamento entre os textos,orais e escritos,produzidos pelos participantes da pesquisa, em diálogo com a sistematização metodológica dos laboratórios de leitura proposta por Gallian (2017). Como produto educacional elaboramos um caderno pedagógico com o registro do percurso da pesquisa, sua base teórica, os contos escolhidos, as provocações realizadas e a apresentação da proposta das R.E.D.E.S de leituras literárias como potencial caminho para novas práticas docentes.-
Tamanho: dc.format.extent8.347 KB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectHumanização-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de Professores-
Palavras-chave: dc.subjectPolifonia-
Título: dc.titleEntrelaçando diálogos, construindo redes-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.courseMestrado em Ensino de Humanidades-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePesquisa de Mestrado-
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