Identidade Pomerana: uma viagem formativa

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santo (Ifes)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBÉRGAMO, SWAMI CORDEIRO-
Autor(es): dc.contributor.authorFONTE, Sandra Soares Della-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-08-18T00:12:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-08-18T00:12:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-12-14-
identificador: dc.identifier.otherIdentidade Pomerana: uma viagem formativa desvelando conflitos soterradospt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/574035-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa indaga quais conflitos se colocam na construção da atual identidade do povo pomerano na cidade de Santa Maria de Jetibá (ES) e em que medida esses conflitos se encontram em evidência ou soterrados na configuração arquitetônica das edificações nesse município. Toma-se como objeto de análise algumas construções arquitetônicas que, de alguma maneira, expressam modos de vida que os pomeranos e seus descendentes construíram desde sua chegada às terras capixaba. As referências teóricas adotadas dizem respeito aos pressupostos da educação na cidade e à relação entre cultura e identidade a partir da inspiração marxista. Três modelos de edificações foram analisados: os prédios com estilo germânico que apontam para uma “identidade de fachada”, vinculada a interesses turístico-econômicos; a casa tradicional pomerana, próxima ao modo de vida dos primeiros imigrantes que chegaram a Santa Maria de Jetibá; por fim, a indústria do agronegócio na forma de granjas automatizadas que movimentam uma cadeia produtiva ampla em contraposição à agricultura familiar de pequenos camponeses. A discussão suscitada sugere que a atual identidade pomerana não pode prescindir da referência de classes sociais e dos conflitos dentro do que hoje se chama de povo pomerano. Essa problematização serve de subsídio para a elaboração de material educativo, na forma de e-book, direcionado a docentes atuantes na Educação Básica. A proposta é oferecer aos professores um roteiro para uma viagem formativa que se oponha aos pacotes turísticos mercadológicos de visita ao município de Santa Maria de Jetibá (ES) que engessam a identidade pomerana ou a homogeneízam.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4.666 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade Pomeranapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação na Cidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectArquiteturapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMarxismopt_BR
Título: dc.titleIdentidade Pomerana: uma viagem formativapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Ensino de Humanidadespt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePesquisa de Mestradopt_BR
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