
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Rio Grande do Norte | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | DE CASTRO ALMEIDA, LITTBARSKI | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-08-14T17:42:04Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-08-14T17:42:04Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| identificador: dc.identifier.other | A PERIFERIA URBANA COMO LUGAR DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: O ENSINO DE HISTÓRIA NO GRANDE BOM JARDIM | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/573945 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação é uma produção de reflexões e práticas acerca das potencialidades de se utilizar o espaço urbano da periferia como lugar da construção de conhecimento histórico, com foco no território do Grande Bom Jardim, em Fortaleza. O trabalho se inseriu na linha de pesquisa Saberes Históricos em Diferentes Espaços de Memória e tem como questão central pensar três bens culturais locais como espaços da educação patrimonial dentro do ensino de História. Essas referências culturais são: a Praça de Santa Cecília, o Centro Cultural do Bom Jardim e o Ponto de Memória. Foram utilizados como fontes questionários, relatórios e cadernos de campo produzidos pelos estudantes ao longo da pesquisa, bem como jornais, relatórios feitos por órgãos públicos e organizações da sociedade civil e fontes orais. A partir do cruzamento desses diferentes vestígios e através da metodologia da educação patrimonial, também foi produzido um guia de educação patrimonial voltado para os três lugares mencionados acima, que pretende apresentar aos docentes de história um caminho na construção de propostas de aulas passeio pelos demais territórios periféricos urbanos do Brasil. Portanto, o objeto de estudo dessa pesquisa são os bens culturais do bairro acima indicados e a forma como podem ensejar a construção de conhecimento histórico a partir de seu reconhecimento enquanto patrimônio local. O trabalho tem como objetivo geral compreender a educação patrimonial como metodologia que pode ser aplicada no ensino de história em periferias urbanas, já como objetivos específicos: entender historicamente a noção de cidadania na educação básica, ampliar o entendimento do que é patrimônio cultural e apresentar aos docentes de história uma possibilidade de ensino e aprendizagem nessa área do conhecimento a partir do lugar de vivência dos alunos. | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Profhistória; Grande Bom Jardim. Periferia. Ensino de História. Educação Patrimonial. | pt_BR |
| Título: dc.title | A PERIFERIA URBANA COMO LUGAR DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: O ENSINO DE HISTÓRIA NO GRANDE BOM JARDIM | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Dissertao_de_Mestrado_Littbarski_Completa_Ajustada.pdf | 5,47 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/573945/2/Dissertao_de_Mestrado_Littbarski_Completa_Ajustada.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons