DE TEMPLO A FÓRUM: MUSEU DO CEARÁ, EDUCAÇÃO PATRIMONIAL & ENSINO DE HISTÓRIA.

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Rio Grande do Nortept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLUIZ DE PAULA CHAVES LIMA, ANDRÉ-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-08-14T17:33:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-08-14T17:33:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherDE TEMPLO A FÓRUM: MUSEU DO CEARÁ, EDUCAÇÃO PATRIMONIAL & ENSINO DE HISTÓRIA.pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/573944-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho possui como objetivo analisar estes potenciais educativos, propor e construir propostas de ensino de história no Museu do Ceará (MC), partindo tanto de alguns objetos, quanto dos seus módulos expositivos. Os museus modernos ultrapassaram a concepção tradicional de um conservatório material, lugar estéril, torre de marfim dos conhecimentos do passado. Não se concebe mais a ideia de um museu como um lugar mágico, que provoca o encantamento diante dos objetos e das coleções. Como espaços privilegiados de conservação do patrimônio material de um povo, os museus possuem a capacidade de coletar, ensinar e inovar, não sendo locais estanques, de contemplação da história através da cristalização do pretérito contida nos objetos, mas lugares de equilíbrio e desequilíbrio, de certezas e dúvidas, de diálogo e observação, sendo vivos e reinventados através de suas narrativas. O Museu do Ceará, hoje, é um importante espaço educativo, pois, além do ensino de História através de uma didática própria, a metodologia dos "objetos geradores" promove a educação do olhar através da leitura de objetos, imagens, sons, bem como através da realização de seminários, cursos de formação, divulgando o conhecimento através da publicização de obras científicas. A escrita da história e o poder evocativo da memória são prolongados nos museus ao olharmos para os objetos, observarmos as legendas, ouvirmos a narrativa dos monitores, ressignificarmos a compreensão daquilo que está sendo mostrado através de nossas experiências, interesses, ao fazermos anotações – o tempo pretérito se dilata através das questões do agora. Para a produção do presente trabalho exploramos diversos tipos de fontes históricas: jornais, legislações, produções acadêmicas, literatura de referência, bem como documentos produzidos pelo Museu do Ceará (relatórios adminstrativos, relatórios do núcleo educativo). Fizemos ainda uso de relatórios produzidos por alunos da educação básica da EEM Branca Carneiro de Mendonça, a partir de aulas de campo no espaço do MC, para a produção de roteiros de aulas no Museu do Ceará, utilizando a metodologia da educação patrimonial. Existe uma relação indissociável e particular entre os elos de memória, experiência e lugar em uma visita aos museus, que são úteis no processo de aquisição de conhecimentos com base em uma linguagem e comunicação próprias – a criticidade, fundamento da cidadania e do ensino de História, é trabalhada na percepção da construção das rememorações, nos questionamentos sobre o que se fala, por que se fala, como se fala, quem fala, e quais os propósitos das falas.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfhistória; Museu do Ceará. Educação Patrimonial. Ensino de História.pt_BR
Título: dc.titleDE TEMPLO A FÓRUM: MUSEU DO CEARÁ, EDUCAÇÃO PATRIMONIAL & ENSINO DE HISTÓRIA.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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