Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Mato Grosso do Sul | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Moraes, Caroline Aparecida Sampaio Guimarães | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Bortolini, Maria Denise | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Roselene Ferreira | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Diemer, Odair | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-08-13T22:46:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-08-13T22:46:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-13 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional Caroline de Moraes - VERSÃO FINAL | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/573905 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O Ensino Médio Integrado articula o ensino técnico e a formação básica, nas concepções de politecnia, educação unitária e omnilateralidade. Os saberes técnicos devem ser abordados em sua historicidade, não apenas como procedimentos operacionais, mas como atividades humanas com origem em processos históricos, mediados por conhecimentos científicos que os fundamentam. Isso possibilita ao estudante uma apreensão crítica da realidade, sendo capaz de modificá la. A efetivação do Ensino Médio Integrado requer práticas pedagógicas integradoras orientadas pela ideia de totalidade, rompendo com o modelo tecnicista de reprodução. A Pedagogia Histórico Crítica é uma concepção pedagógica de caráter contra hegemônico comprometida com a educação dos trabalhadores, visando a transformação social. A pesquisa teve como objetivo avaliar a contribuição da didática proposta para a Pedagogia Histórico Crítica na integração entre as disciplinas de História e Conservação de Alimentos , de modo a auxiliar a efetivação de práticas pedagógicas integradoras na perspectiva do Ensino Médio Integrado. Para tanto, a m etodologia para a execução da pesquisa foi dividi da em oito partes: 1 Público alvo e local de pesquisa ; 2 Entrevistas com as docentes de História e Conservação de Alimentos: analisando experiências ; 3 Planejamento das aulas utilizando os Momentos Pedagógicos da PHC ; 4 Aplicação das aulas seguindo os Momentos Pedagógicos ; 5 Avaliação do conteúdo ; 6 Avaliação da metodologia ; Análise dos dados e 8 Elaboração do Produto Educacional . De modo geral , a metodologia proposta contribuiu para estimular o interesse e a participação dos estudantes, possibilitando uma percepção histórica dos saberes técnicos e menor distanciamento entre sua realidade social e o trabalho pedagógico. Logo, acredita se que a didática proposta para a Pedagogia Histórico Crítica possui potencial para contribuir na efetivação de práticas pedagógicas integradoras, uma vez que permitiu trabalhar conteúdos de diferentes disciplinas de forma articulada. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 32.841 kb | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio Integrado | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas pedagógicas integradoras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia Histórico C rítica | - |
Título: dc.title | ALIMENTAÇÃO NAS GRANDES NAVEGAÇÕES: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA A INTEGRAÇÃO ENTRE HISTÓRIA E CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS BASEADA NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | História e Conservação de alimentos | - |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educacional Caroline de Moraes - VERSÃO FINAL.pdf | 32,84 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/573905/2/Produto Educacional Caroline de Moraes - VERSÃO FINAL.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons