Videoaula de Fotografia Aplicada à Comunicação Visual

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Santa Catarinapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCazionato Gomes, Eduardo Alexandre-
Autor(es): dc.contributor.authorDa Silva, Marimar-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-08-13T21:46:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-08-13T21:46:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-13-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://youtu.be/CfcIq3ww0aA-
identificador: dc.identifier.otherFotografia Aplicada à Comunicação Visual: Fotografia de produtos opacos, translúcidos e transparentespt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/573840-
Resumo: dc.description.abstractEste Produto Educacional - Fotografia Aplicada à Comunicação Visual: Fotografia de produtos opacos, translúcidos e transparentes - se insere na linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e sua tipologia na área de Ensino se enquadra como Proposta de Ensino, de acordo com o documento da Área de Ensino (2013) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) abrange os cursos de formação inicial e continuada, os cursos técnicos de nível médio e os cursos superiores de graduação e pós-graduação, sendo que o presente Produto Educacional se destina a Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio de Institutos Federais. O Produto Educacional aqui apresentado tem por objetivo ensinar fotografia de produto aplicada à comunicação visual para estudantes surdos do Curso Técnico em Comunicação Visual Integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina/Câmpus Palhoça-Bilíngue, a partir da didática do saber pelo fazer, ou seja, aprender técnicas de fotografia de produto na ação de fotografar, respeitando a especificidade linguística, cultural, identitária e social dos surdos. Os princípios que guiaram a geração e análise de dados para a elaboração deste Produto Educacional são os da pesquisa qualitativa de base etnográfica. Os instrumentos para a geração de dados envolveram pesquisa bibliográfica sobre a EPT e a surdez, leitura e análise do Projeto de Pedagógico do Curso em questão, entrevista com os participantes, suas produções fotográficas e avaliação do processo de ensino e aprendizagem. O resultado foi uma Sequência Didática constituída de três oficinas presenciais sobre técnicas de fotografia de produto voltada à comunicação visual, que foram sistematizadas em planos de aula e transformados em videoaulas, visando à inserção dos participantes no mundo do trabalho de forma qualificada, autônoma e criativa, e a transformações sociais, por conseguinte.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Bilínguept_BR
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes Surdospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectVideoaulaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFotografia aplicada à comunicação visualpt_BR
Título: dc.titleVideoaula de Fotografia Aplicada à Comunicação Visualpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typecursopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeaula digitalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typevídeopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePrática de Ensino Orientadapt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons